domingo, 22 de janeiro de 2012

PREDESTINAÇÃO, LIVRE-ARBÍTRIO E JUDAÍSMO-MESSIÂNICO.





Rev. Carlos R. Cavalcanti




PREDESTINAÇÃO, LIVRE-ARBÍTRIO E JUDAISMO-MESSIÂNICO




Teólogo, Antropólogo, Historiador, Especialista em Arte, Religião e Cultura Judaica.
2011





ROBERTO, Cavalcanti R. Predestinação, Livre-arbítrio e Judaismo-Messiânico. Recife. Editora CRC , 2011. 44p.
Conteúdo: Apologético-Doutrinário. Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações com indicação da fonte.





Introdução

O Judaismo-Messiânico é uma antiga heresia, porém apresenta-se, atualmente, com uma nova roupagem, para esconder seus verdadeiros objetivos doutrinários os quais foram condenados pelos apóstolos. Tais seitas estão em grande crescimento e levando muitos a seguir suas novas e estranhas crenças que vão de encontro a Palavra de Deus: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios...” (1 Timóteo 4:1).
O pseudo-judaismo-messiânico, com todo seu orgulho, afirmam que são especiais porque são judeus; pregam que não há salvação sem a guarda da Lei. Eles usam, como tática, para iludir, alguns símbolos do judaísmo, bem como uma linguagem com muito hebraísmo que serve para chamar a atenção e mostrar que são conhecedores dos mistérios de Deus, donos de um favor especial de Javé por serem, em sua maioria, filhos de Abraão segundo a carne.
Quanto a doutrina, eles negam a “Trindade”, a “Divindade de Jesus Cristo”, e não aceitam a “salvação pela fé somente”. Detestam todos os Pais da Igreja e os Reformadores, em suma, eles são “contrário a todos os homens” e de uma forma geral aos cristãos, principalmente aqueles que são fiéis a Palavra de Deus. Só eles serão salvos, só eles sabem fazer uma interpretação correta das Escrituras por serem judeus. Portanto, esse texto visa denunciar a heresia e hipocrisia dos Judeus-Messânicos e trazer a luz da verdade a todos os que desejam viver de acordo com a vontade de Deus revelada nas Sagradas Escrituras. Essas são as recomendações do apóstolo Paulo: “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes” (Tito 1:9).










Esse pequeno artigo foi uma resposta às heresias dos judeus messiânicos no saite: www.ubeblog.ning.com onde pude defender as doutrinas ensinadas pelos apóstolos de Jesus Cristo.


“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Efésios 4:14).




Índice

1. Os Judeus-Messiânicos e a Predestinação.

2. Deus quer que todos os homens se salvem.

3. Vamos raciocinar por todos os que negam a soberania de Deus.


4. Todos cheguem ao arrependimento.

5. Alguém pode ter seu nome riscado do livro da vida?








“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Efésios 4:14).





1. Os Judeus-Messiânicos e a Predestinação.
“D'us predestinou todos os homens a salvação, mas só os que usarem de suas faculdades de livre-arbítrio e crerem, arrependerem-se e guardarem os mandamentos herdarão a Vida Eterna” (Judeus-Messiânicos, 2011).
Resposta:
Como descobrir um falso profeta? Não é muito difícil para quem estuda e conhece a verdade (bíblica). Muitos crentes estão na ignorância por falta de doutrina, porque seus mestres e pastores não estão comprometidos com a verdade. Porém, a Bíblia fala a respeito desses insubordinados:
“Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz. São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas” (Jd.12, 13).
A insubordinação chega ao ponto de negar a própria palavra de Deus. Atualmente quando pregamos a palavra verdadeira há uma rejeição porque muitos crentes só acreditam naquilo que desejam. “Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Eles diziam a vocês: "Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios". Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito” (Jd.17,18, 19). Os zombadores, insubordinados que seguem os seus próprios desejos ímpios, ainda hoje, acediam à igreja. Eles detestam doutrina, não aceitam a correção, não admitem que estejam errados, as experiências místicas são suas regras de fé e prática. Porém, tais experiências podem não condizer com a verdade, o que é totalmente diferente da “palavra de Deus”, que podemos confiar de todo o coração, pois é a palavra de Deus.
“D'us predestinou todos os homens a salvação” (Judeus-Messiânicos, 2011)
Será que Deus predestinou todos os homens a salvação? Vamos ver se isso é verdade ou se não é mais uma mentira de satanás.
1) Se Deus tivesse “predestinado todo mundo a salvação,” com certeza todos seriam salvos, principalmente porque Deus é soberano e o Seu sangue nos purifica de todo o pecado. É insanidade espiritual pensar que Deus predestinou alguém para a salvação e ele vir a perecer eternamente no inferno. Já pensou, a parábola do rico e Lázaro? Ele ardendo nas chamas do inferno e clamando ao “Pai Abraão”: “Pai Abraão”, eu era predestinado à salvação e estou nesse lugar de tormento e dor por que resisti a salvação de Jesus Cristo pelo meu livre-arbítrio. Abraão com certeza diria: Mas como foi isso? Porque a palavra de Deus diz expressamente: “Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?” (Rm.9:19). “Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia” (Rm.9:16). “Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?” (Rm.9:21). Os que estão no inferno estão por que merecem, a Bíblia diz que todos pecaram e o salário do pecado é a morte, e não foi do Seu propósito salvá-los; “Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece” (Rm.9:18). Quem nega a palavra de Deus, nega o próprio Filho de Deus.

A Bíblia nega essa idéia de que Deus predestinou todos a salvação. Vejamos: “E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou” (Rm.8:30).
A salvação tem começo e fim. Ele predestina, chama, justifica e glorifica. A glorificação é o estado final da salvação, ou seja, é quando ressuscitaremos com um corpo incorruptível, glorioso para herdarmos um novo céu e uma nova terra. Portanto, todos os que foram predestinados, sem sombra de dúvidas, alcançarão a salvação. Há um elo, ninguém pode ser predestinado e não ser chamado eficazmente, e só os que foram chamados serão justificados, e os que foram justificados com toda certeza serão glorificados . Os judeus-messiâncos dizem que Deus predestinou todos os homens a salvação, porém, sabemos que nem todos irão ser salvos, mas apenas um remanescente segundo a eleição da graça . Se foi escolhido pela graça, foi predestinado, e se foi predestinado será salvo.
2) A predestinação é uma escolha de Deus para á salvação. Não depende do falso livre-arbítrio porque nossa eleição foi realizada na eternidade: “Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade” (2Ts.2:13).
Deus nos escolheu ou predestinou para a salvação. O texto é bastante específico. Isso significa que só os predestinados ou os escolhidos serão salvos. Portanto, não foram todos que Deus predestinou para a salvação, porque se fosse, todos, literalmente, seriam salvos, e todos não irão ser salvos.
3) Deus nos predestinou para sermos adotado como filhos: “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado” (Ef.1:5, 6). A predestinação, como diz o texto de Ef.6:5 é “...conforme o bom propósito da sua vontade...”, da vontade de Deus que opera em vós tanto o querer quanto o efetuar segundo a sua boa vontade , e não do nosso livre-arbítrio como querem os arminianos, judeus-messiânicos e católicos romanos. Como a salvação poderia depender da nossa vontade? Se Ef.1:6 diz que Deus “...deu gratuitamente no Amado”? Qualquer argumento contrário não subsiste, é lutar contra verdades estabelecidas ensinadas pelos apóstolos.
Todo mundo foi predestinado? Não. Se fosse, então, cada pessoa no mundo seria adotada como filho. Se todo mundo não irá ser adotado como filho de Deus, então todo mundo não foi predestinado. Dessa forma está confirmado que os judeus-messiânicos não entendem nada de Bíblia, são ignorantes que deturpam a palavra para sua própria condenação (cf. 2Pe.3) .
“...mas só os que usarem de suas faculdades de livre-arbítrio e crerem, arrependerem-se e guardarem os mandamentos herdarão a Vida Eterna” (Judeus-Messiânicos, 2011).
Não tenho, sinceramente, palavras para descrever uma pessoa com um pensamento tão atrofiado como esse. Como se pode afirmar que Deus predestina, mas que essa predestinação depende do nosso livre-arbítrio? Ou Ele predestina ou não. A escolha soberana de Deus não depende da nossa vontade, depende único e exclusivamente da Sua. Se não dependesse só da vontade de Deus, seria obras, e a graça deixaria de ser graça . Vejamos:
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Ef.2:8, 9, 10).
Se a predestinação dependesse do nosso livre-arbítrio (que não existe), é claro, a salvação seria pelas obras. A palavra de Deus diz expressamente: “Não vem das obras”. Para os judeus-messiânicos a salvação depende da sua vontade de crer e de guardar os mandamentos. Isso é falso, não existe tal desejo no homem natural de crer. Pois, ele está morto em seus delitos e pecados (cf. Ef.2:1); só Deus pode abrir os corações dos que estão destinados a salvação . Vejamos o que diz a Bíblia.
1) “Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:15).
Efésios 2:8: A salvação, a graça, a fé que é um só aspecto da redenção, diz: “...isto não vem de vós, é dom de Deus”. Portanto, a salvação pela fé em Cristo Jesus não depende do livre-arbítrio de ninguém, principalmente porque só quem tem livre-arbítrio é Deus. “Não vem das obras...”, ou para um melhor entendimento, daquilo que realizamos.
2Tm. 3:15: “...as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus”. Quem o torna sábio? É seu livre-arbítrio ou o poder de Deus que opera em nós? A capacidade de buscar a Deus e guardar os Seus mandamentos é de todos os verdadeiros cristãos, porque somos predestinados para sermos transformados na imagem do filho de Deus . Se existe algo que nos torna sábios para a salvação pela fé em Cristo Jesus, são as sagradas letras, ou seja, a palavra de Deus, e não as experiências místicas: tremor nas pernas, frio na espinha, sensações agradáveis, cair na unção e etc. Não é falar em línguas, nem fazer milagres, nem tão pouco guardar os rudimentos da Lei ou até mesmo viver como um eremita. Mas, é conhecer a Deus: “Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam” (Lc.8:10).
2) Não temos livre-arbítrio para decidirmos se queremos ser salvos ou não: Primeiro, a salvação é um dom de Deus e Ele dá a quem quer . Segundo, não vem das obras, então o livre-arbítrio é um mito. Terceiro, a salvação nos é imputada e não podemos decidir se queremos ou não, vejamos: “E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Rm.5:5), (“...concedeu...”; no original, “imputado ou outorgado” que significa dado sem que se possa questionar se deseja ou não).
3) A graça é um presente de Deus, é de graça, ou seja, não depende das obras, do que você realize, do seu falso livre-arbítrio: “Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos” (Gálatas 2:9).
4) Paulo é o que é, pela graça de Deus que foi dada a ele: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo” (1 Coríntios 15:10). Porém, ninguém pode dizer que a graça foi dada e só foi aceita pelo livre-arbítrio. Porque não podemos pensar dessa forma completamente errônea? Vejamos: Se você tivesse livre-arbítrio para aceitar ou rejeitar a graça de Deus, ela era algo devido, ou seja, algo que você fez por merecer, isso, em última análise, seria obras, e pelas obras nunca houve salvação: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23). “O salário do pecado é a morte”. O salário é algo devido, é algo que se faz por merecer. Mas, o dom de Deus é gratuito, você não faz nada por merecer, seu livre-arbítrio é falso, é mentira de Satanás. Você está sego ou mal doutrinado.
João. 3.16
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
“Porque Deus amou o mundo...”. Mundo nesse contexto não significa cada pessoa literalmente. Qual o significado correto? Vejamos: O mundo era divido entre judeus e gentios. Estes acreditavam que a salvação não alcançaria os gentios, portanto, o apóstolo João declara que Deus não amou apenas Israel, Ele amou os gentios também, ou seja, o mundo inteiro: Judeus e gentios, pessoas de toda raça, tribos e nações, e não cada indivíduo, literalmente, no mundo ou apenas Israel. Por quê? Vejamos alguns exemplos:
1. Se Deus tivesse amado cada pessoa no mundo, Ele rogaria pelo mundo, mas Jesus Cristo roga apenas por aqueles que são do Pai: “Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus” (Jo.17:9).“Eles não são do mundo, como eu também não sou” (Jo.17:16). Jesus só roga pelos eleitos, por todos aqueles que o Pai lhe deu.

2. Se Deus amou cada pessoa do mundo para a salvação, porque Ele só dará vida eterna aqueles que o Pai deu ao Filho para serem salvos?: “Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia” (Jo.6:38, 39). Todos os que Deus predestinou para a salvação foram dados ao Filho e Ele não perderá nenhum.

3. Se Deus amou cada pessoa para salvação, porque irão ser lançados no lago de fogo os que não forem encontrado seus nomes no livro da vida?: “Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo” (Ap. 20:15).
O que ficou esclarecido é que Deus não amou cada pessoa mo mundo para a salvação, na verdade, Ele provou o Seu amor para com os que foram eleitos na eternidade. Principalmente porque nenhum dos que o Pai deu ao Filho irá perecer, todos os que foram predestinados, e só a esses, Jesus dá garantia de vida eterna: “Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia” (Jo.6:38, 39).
É impossível que Deus diga que provou o Seu amor para com alguém e esse alguém venha a perecer: “Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei” (Jo.6:37). Contudo, ninguém vem ao Pai pela sua própria vontade: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:44)
Jo.3:16 - encontra-se dessa forma na mente dos arminianos-judeus-messiânicos: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todos aqueles que (quiserem), nele crer, (pelo seu livre arbítrio) tenha vida eterna”. Isso realmente é corromper o texto para sua própria condenação.
Deus quer que todos os homens se salvem.
"que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade." (I Tim.2.4).
É claro que Deus quer que todos os homens se salvem. Mas, quem são todos esses homens a qual a Bíblia se refere? Vamos ver, em primeiro lugar, o que têm na mente dessas pessoas que corrompem a palavra: Elas acreditam que o desejo de Deus é que cada pessoa no mundo se salve. Primeiro, já vimos que o desejo do Pai é que Jesus ressuscite todos os que foram dados a Ele, isso com certeza irá acontecer (Jo.6 e 17). Se Deus quisesse que cada homem se salvasse o que Ele iria fazer com os que já estavam no inferno antes da Sua “Primeira Vinda”? Mas quando afirmamos que nem todos irão ser salvos, eles afirmam desesperadamente: “Temos o livre-arbítrio, e só irão ser salvos os que quiserem”. Se isso fosse verdade, a salvação, como já foi discutido nesse artigo, seria pelas obras, mas não é pelas obras, e sim, pela graça. A Bíblia de Estudo de Genebra traz uma explicação muito importante:
“Isso não significa que Deus deseja soberanamente que todos ser humano seja salvo (isto é, que Deus salva a cada um). Mas pode referir-se à benevolência geral de Deus de não ter prazer na morte do ímpio. ou pode referir-se ao desejo de Deus que todos os tipos de pessoas (v.1, nota) sejam salvos (isto é, Deus não escolheu seus eleitos de um único grupo apenas)” p.1443.
Vamos raciocinar por todos os que negam a soberania de Deus.
Existem várias teorias, sem futuro, para explicar por que uns irão para o céu e muitos para o inferno sem que Deus tenha nada a ver com isso. Porém, todas elas tentam limitar a soberania de Deus, isso não era para acontecer com quem afirma ser cristão, pois, toda a Bíblia declara de Gênese a Apocalipse que Deus é soberano e faz todas as coisas de acordo com o Seu propósito (todas as coisas da menor a maior).
Todos cheguem ao arrependimento
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3.9).
Já comentamos o bastante a respeito desses textos. Novamente, os judeus-messiânicos pensam que a expressão “todos” está apontando para cada pessoa no mundo. O texto, na verdade, fala da promessa, Ele “...é longânimo...” para os filhos da promessa e nenhum desses perecerão. Essa expressão “que todos cheguem ao arrependimento”, não é para cada pessoa literalmente no mundo. O que diz a palavra de Deus?: “Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa” (Rm.9:8). Portanto, “todos” refere-se apenas aqueles que a promessa foi feita, e ela foi feita para os que Deus predestinou antes dos tempos eternos: “Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abrão” (Rm.9:8). Portanto, sem sombra de dúvidas, todos (os eleitos antes da fundação do mundo) irão chegar ao arrependimento, porque essa é a vontade de Deus.







2. Alguém pode ter seu nome riscado do livro da vida?
Mensagem aos Judeus-Messiânicos
Realmente, concordo com Marcos Andrade Abrão (judeu-messiânico) de que existem falsas doutrinas que conduz a perdição, bem como uma bastante conhecida atualmente chamada de “Judeus Messiânicos”. Portanto, todos os verdadeiros crentes devem tomar cuidados porque a Bíblia fala sobre esses falsos rabinos que deturpam a Palavra de Deus para sua própria condenação. Vejamos os textos bíblicos que ele deturpa no vídeo: “Mensagens aos Evangélicos”. Darei uma resposta, com fundamentos bíblicos, aos Judeus-Messiânicos com o título: MENSAGENS AOS JUDEUS-MESSIÂNICOS.
Ap. 3:5 – “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”.
Os judeus-messiânicos afirmam que o nome de um verdadeiro crente, de alguém que nasceu do Espírito de Deus , pode ser riscado do Livro da Vida. E isso é uma mensagem para os Evangélicos! Tem pessoas que não conhece a Palavra de Deus e dá crédito a essas heresias. Irei provar, através das Escrituras Sagradas, que a falsa e herética idéia de que o nome de alguém pode ser riscado do Livro da Vida não tem base bíblica. Vejamos:
“O que vencer será vestido de vestes brancas...”.
Na verdade, se fomos salvos, se o Espírito Santo habita no crente, ele pode dizer com plena convicção de que é muito mais que vencedor em Cristo Jesus (cf. Rm.8:37) , vencedor é o que já venceu e não o que vai vencer, portanto, os que são de Cristo são muito mais que vencedores porque Cristo venceu por nós, Sua vitória é nossa vitória, Ele mesmo disse que venceu o mundo. E ainda não tinha chegado Sua hora, mas foi pela fé a qual é um dom de Deus. Essa mesma fé foi imputada nos corações dos eleitos, pois João diz: “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1Jo.5:4). Quem são, portanto, os vencedores que serão vestidos de vestes brancas, símbolo da vitória de Cristo. Vejamos:
1) Só vencerão aqueles que o Pai escolheu.
“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome” (Rm.15:16).
Só vencerão os escolhidos. Não existe a possibilidade dos escolhidos, dos que são nascidos de Deus não vencerem. Jesus disse que os frutos do Espírito permanecerão na vida daqueles que Ele escolheu. Nesse versículo, fica também entendido que a idéia de livre-arbítrio é falsa, Deus é quem escolhe aqueles que Ele deseja salvar de acordo com Sua vontade: “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade...” (Ef.1:5).

2) Só vencerão os que foram selados com o Espírito Santo da promessa.
“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória” (Ef.1:13-14).
A verdadeira importância do selo é jurídica: o dono aplica sua marca às suas posses, aos seus animais, aos seus escravos e assim resguarda seus bens contra o furto. Até este ponto, podemos chamá-lo de sinal protetor ou garantia. As coisas seladas estavam à disposição do possuidor do selo, fato este que se aplicava não somente às pessoas individualmente, mas também especialmente às autoridades de uma cidade e aos reis. O selo simbolizava a sua autoridade.
A selagem dos crentes em Ap.7:2 refere-se ao “selo do Deus vivo” que é carimbo nas frontes dos crentes antes de os quatro anjos de julgamento terem licença de começarem sua obra. Os selos são para proteger os crentes dos castigos que hão de vir sobre o mundo (Ap.9:4; cf. Ez.9:4) . O selo aqui é um sinal de possessão e, portanto, dAquele que protege; Deus preserva os Seus do juízo. Os 12.000 de cada tribo, 12x12000 = 144.000, recebem o selo de que serão preservados. Os 144.000 simbolizam todo o povo de Deus, judeus e gentios que são poupados do juízo. A impressão do selo que contém o nome de Deus (cf. Ap 14:12; 22:4) distinguirá os crentes daqueles que levam a “marca da besta” nas suas mãos e testa (13:16-17; 14:9, 11) .
O selo, portanto, é a garantia de que venceremos. Não existe a possibilidade dos que foram selados terem seus nomes riscados do Livro da Vida.

3) Só vencerão aqueles que foram dados ao Filho pelo Pai.
“Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia” (Jo.6:37-38).
Nem todos irão vencer. Simplesmente porque não foram dados ao Filho pelo Pai. Só os que foram eleitos, predestinados, é que virão a Cristo. O restante será deixado na sua própria condenação e miséria.
Diz o texto de João 6: “...eu jamais rejeitarei”, ou seja, jamais riscarei seu nome do Livro da Vida. Quando Ele diz: “...de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida...” não significa que haja a possibilidade de que isso aconteça, principalmente porque nosso nome foi escrito antes da fundação do mundo , na eternidade, e a vontade de Deus é de que nenhum desses pereçam, e Jesus diz, Eu os ressuscitarei no último dia .
Os que estão arrolados no “Livro da Vida” estão ali antes da fundação do mundo para alcançar a salvação mediante o Evangelho e serem fortalecidos a perseverança mediante a interseção de Cristo Jesus . Podemos ter confiança na promessa que diz: “...de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida...”. Portanto, todos que estão escrito no Livro da Vida foram dados ao Filho pelo Pai, e a vontade do Pai é essa, diz Jesus: “...que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia”. Está claro que todos que foram escrito no Livro da Vida antes da fundação do mundo foram dados pelo Pai ao Filho e Ele promete: “...de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida...”. “...os ressuscite no último dia”.

“...de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida...”.
A promessa de Jesus é clara, Ele diz: “...de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida...”. Depois de todas as evidências, muitos ainda insistem em usar Êxodo 32:33 que diz: “Respondeu o Senhor a Moisés: "Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim”. Esse livro não é o Livro da Vida de Filipeses 4:3, nem o de Apocalipse 3:5 ou o de Apocalipse 13:8; 17:8; 20:12,15; 21:27. A ameaça em Êxodo 32:33 não é a condenação eterna , mas a morte física conforme lemos no Salmo 69:28: “Sejam riscados do livro dos vivos, e não sejam inscritos com os justos . (As melhores traduções dizem “livros dos vivos”). Havia um registro da comunidade de Israel no deserto, se alguém pecasse era riscado desse livro. O pecador era levado para fora do Arraial e apedrejado até a morte, e seu nome era riscado do livro, ou seja, passava a não fazer mais parte daquela comunidade. Vejamos o salmo 87:6 que confirma a existência desse livro: “O Senhor inscreverá então no registro dos povos: Aquele também nasceu em Sião”.
Todos os que não tiveram seus nomes escritos no Livro da Vida antes da fundação do mundo irão adorar a besta e ser lançados no lago de fogo. Esses nunca tiveram seus nomes nesse livro:
“...e hão de adorá-la todos os habitantes da terra, cujos nomes não estão escritos desde a origem do mundo no livro da vida do Cordeiro imolado” (Ap.13:8). “A Fera que tu viste era, mas já não é; ela deve subir do abismo, mas irá à perdição. Admirar-se-ão os habitantes da terra, cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde o começo do mundo, vendo reaparecer a Fera que era e já não é mais” (Ap. 17:8). “Todo o que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado ao fogo” (Ap.20:15).
Conclusão

Devemos ser fiéis a Palavra de Deus, custe o que custar! O apóstolo Paulo foi decapitado, João foi exilado na Ilha de Pátimos, Estevão foi apedrejado, Pedro, segundo afirma a tradição foi crucificado de cabeça para baixo, os outros discípulos sofreram e foram martirizados. Todavia, foram fiéis até o fim, não negaram a fé no Cristo que morreu e ressuscitou ao terceiro dia para que nós tivéssemos vida e vida em abundância. “Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo” Ap.1:9. Não tenha dúvida, os que são fiéis a Palavra irão sofrer perseguição. Todavia, o importante é ser fiel até a morte e receber a coroa da vitória.






“Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!” Gálatas 1:9







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
***********************************************************************
BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA, 1999.

BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. São Paulo. Editora Cultura Cristã, 2001. 720p.

CALVINO, João. Romanos. São Paulo. Editora Parakletos, 2001. 534p.

GREGOR, Wright. R. K. Mc. A Soberania Banida: Redenção para a cultura pós-moderna. São Paulo. Editora Cultura Cristã, 1998. 263p.

HENDRIKSEN, William. Romanos: Comentário do Novo Testamento. São Paulo. Editora Cultura Cristã, 2001. 704p.

HOEKEMA, Anthony. Salvos Pela Graça: A Doutrina Bíblica da Salvação. São Paulo. Editora Cultura Cristã, 2002. 285p.

JAMES, Kennedy D. Verdades que Transformam: doutrinas cristãs para sua vida de hoje. São Paulo. Editora Fiel, 2005. 296p.

LLOYD-JONES, Martyn. Salvos Desde a Eternidade. São Paulo. Editora PES, 2005. p.89. 208p.

OWEN, John. Por Quem Cristo Morreu. São Paulo. Editora PES, 1996.

OS CÂNONES DE DORTE São Paulo. Editora Cultura Cristã. 64p.

WILBUR, Gingrich F. / DANKER, Frederick W. LÉXICO do Novo Testamento: grego / português. São Paulo. Editora Vida Nova, 2007. 228p.

WESTMINSTER, Confissão de fé. Comentada por A. A. Hodge. Editora os Puritanos, 1999. 596p.

Nenhum comentário: