terça-feira, 11 de março de 2008

O BATISMO COM OU NO ESPÍRITO SANTO



  • O BATISMO COM OU NO ESPÍRITO SANTO

    Ao irmão em Cristo, Pacheco.

    A Graça e a Paz do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo! É com imensa satisfação que responderei suas perguntas. “[...] que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele [...]” (Ef.1:17).

    Sou da IGREJA EVANGÉLICA MISSIONÁRIA NO JANGA. Somos de fé Reformada, nossa Confissão é a Belga de 1561. Cremos no batismo com ou no Espírito Santo. O que acontece é que houve uma apostasia da fé Reformada e muitos pastores não estão preocupados com o crescimento espiritual das ovelhas, estão mais preocupados com os seus bens do que com o seu bem estar espiritual. Estão dando palha, pregando um evangelho falsificado corrompido com toda sorte de heresias. E o que a Bíblia ensina realmente sobre o batismo com o Espírito Santo? Será que a maioria dos pastores estão comprometidos com as verdades Bíblicas? Ou estão mais preocupados em agradar os homens? O batismo com o Espírito Santo acontece no ato da regeneração e não tem nada a ver com linhguas estranhas. Muitos dizem que o batismo com o Espírito Santo é uma segunda obra da graça e vem acompanhado do falar em línguas estranhas. Isso estava acontecendo na igreja de Corinto onde um grupo que falava em línguas e por esse motivo se achava mais espiritual do que os outros. Porém Paulo se dirige a eles como a carnais, meninos na fé. Mas, o apóstolo para corrigir o erro doutrinário afirma que todos foram batizados no mesmo Espírito: “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” (1Co.12:13).
    Está claro, quem não for batizado com o Espírito Santo não é salvo, ou seja, não foi alcançado pela graça salvadora. O batismo é o penhor, o selo, a garantia segura da nossa salvação (cf. Ef.1:13-14; 4:30).
    O Pentecoste foi um acontecimento único, o Espírito foi derramado, conforme profecia de (Joel 2:28; Isaias 32:15), e permanece até hoje na igreja. Todos os que forem sendo incorporados ao corpo de Cristo são batizados. O batismo é uma promessa e uma promessa não é algo que se vá buscar e lutar para conseguir, ao contrário é algo que acontece no tempo determinado tendo em vista que o Espírito Santo nos é outorgado, imputado (Rm.5:5), o que significa em última análise que Ele é derramado sem que possamos resistir a sua operação miraculosa, diz as sagradas Escrituras.
    A doutrina Pentecostal é de que o batismo com o Espírito Santo acontece depois que a pessoa se converte, e se houver uma buscar intensa. Esse batismo não acontece com todos os crentes, segundo essa doutrina, apenas com os mais espirituais, e será acompanhada do falar em línguas estranhas a fim de que fique evidenciado que houve realmente o batismo, o que é antibíblico. A igreja pentecostal, hoje, é composta dos que são e dos que não são batizados com o Espírito Santo. Porém, a Bíblia diz que todos são batizados no mesmo Espírito, e nem todos falam em línguas (cf. 1Co.12;28-31). Analisemos, pois, um texto muito importante que irar esclarecer muitas dúvidas: “No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete. Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja [...]”. O apóstolo Paulo não proibia, mas, doutrinou a igreja no sentido de eliminar tais práticas. Por quê? Primeiro, a igreja era composta de crentes vindo do judaísmo e do paganismo. As línguas que eles estavam falando em Corinto eram usadas nos templos pagãos. Ao entrar em estado de estase (nos templos pagãos) muitos falavam em línguas, que na verdade eram línguas de demônios. As pessoas que viam tudo aquilo ficavam fascinadas acreditando que eles estavam em contato com os deuses. Essas manifestações dava um certo destaque espiritual e muitos trouxeram para dentro da igreja essa bagagem cultural. Todavia, Paulo corrige a falha doutrinando-os de forma a eliminar aquelas manifestações que não trazia crescimento a igreja. Quando ele diz que fale um de cada vez e no máximo três e se tiver quem interprete, era por que não havia quem interpretasse.
    Será que hoje não estar da mesma forma, ou até pior? Quando entramos em uma igreja e vemos todos falando em línguas, que é o costume dos Pentecostais, será que Deus está operando ali? Será que é um mover do Espírito como afirma alguns? Será que o Espírito Santo vai de encontro ao que está estabelecido em Sua Palavra? Claro que não! Se a bíblia diz que fale no máximo três e vemos todos falando ao mesmo tempo com certeza não é o Espírito Santo de Deus, pois Ele não vai de encontro ao que está estabelecido em Sua Palavra. Outros falam e não interpretam, é Deus que está operando? Não! E o que é tudo aquilo? São obras da carne como diz o apóstolo Paulo: “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo” (1Co.3:1). E o que é mais agravante é que o Pentecostalismo dividiu o Corpo de Cristo, e o que faz isso é a heresia. Vejamos o que diz Tito 3:10: “Evita o homem faccioso[1], depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada” (negrito meu). Toda essa divisão que aconteceu na igreja devido ao movimento Pentecostal enquadra-se nesse versículo.


    Pr. Carlos R. Cavalcanti
    Teólogo, Historiador, Antropólogo e Especialista em Religião
    Paulista, 11 de março de 2008

  • Alguns livros sérios sobre o assunto: STOTT, John. Batismo e Plenitude do Espírito Santo. São Paulo. Editora Vida Nova, 2004. 87p.

  • NICODEMUS, Augusstus Lopes. Cheios do Espírito. São Paulo. Editora Cultura Cristã, 1998. 78p.























    [1] Αρετικον – heresia - faccioso - divisão