segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

IGREJA EVANGÉLICA MISSIONÁRIA NO JANGA

GRUPO DE LOUVOR




















Igreja Evangélica Missionária no Janga
Rua Cajueiro Seco, 188 - A - Conjunto Beira Mar - Ao lado da antiga Padaria Opção. Pau Amarelo - Paulista.

Horários dos Cultos:
1)Terça: Culto de Oração 19:00h;
2)Quinta: Culto de Doutrina 19:00h;
3)Sábado: Culto de Jovens 19:00h;
4)Domingo: Culto de Celebração 18:30h.
Venha nos visitar!
Fone: (81) 9421.2595 / 8710.5364

CONFISSÃO DE FÉ BATISTA DE 1689



A BÍBLIA SAGRADA
ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA



CONFISSÃO DE FÉ BATISTA DE 1689



ALGUNS ARTIGOS DA CONFSSÃO BATISTA DE 1689 ERA CALVINISTA NA MAIORIA DOS SEUS ARTIGOS.


Capítulo 02 - Deus e a Santíssima Trindade
Capítulo 03 - O Decreto de Deus

Capítulo 05 - A Providência

Capítulo 07 - O Pacto de Deus


Capítulo 10 - A Chamada Eficaz
Capítulo 11 - A Justificação
Capítulo 12 - A Adoção
Capítulo 13 - A Santificação
Capítulo 14 - A Fé Salvadora


Capítulo 17 - A Perseverança dos Santos
Capítulo 18 - A Certeza da Graça e da Salvação

Capítulo 20 - O Evangelho e a Extensão de Sua Graça

Capítulo 22 - Adoração Religiosa e o Dia do Senhor




Capítulo 27 - A Comunhão dos Santos


Capítulo 30 - A Ceia do Senhor
Capítulo 31 - O Estado do Homem Após a Morte; A Ressurreição dos Mortos
Capítulo 32 - O Juízo Final


CAPÍTULO 2
DEUS E A SANTÍSSIMA TRINDADE
1. O Senhor nosso Deus é somente um, o Deus vivo e verdadeiro,1 cuja subsistência está em si mesmo e provém de si mesmo;2 infinito em seu ser e perfeição, cuja essência por ninguém pode ser compreendida, senão por Ele mesmo.3 Ele é um espírito puríssimo,4 invisível, sem corpo, membros ou paixões; o único que possui imortalidade, habitando em luz inacessível, a qual nenhum homem é capaz de ver;5 imutável,6 imenso,7 eterno,8 incompreensível, todo-poderoso;9 em tudo infinito, santíssimo,10 sapientíssimo; completamente livre e absoluto, operando todas as coisas segundo o conselho da sua própria vontade,11 que é justíssima e imutável, e para a sua própria glória;12 amantíssimo, gracioso, misericordioso, longânimo; abundante em verdade e benignidade, perdoando a iniquidade, a transgressão e o pecado; o recompensador daqueles que o buscam diligentemente;13 contudo justíssimo e terrível em seus julgamentos,14 odiando todo pecado,15 e que de modo nenhum inocentará o culpado.16
1 1Co.8.4,6: No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo de si mesmo nada é no mundo, e que não há senão um só Deus.
Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as cousas e para quem existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as cousas, e nós também por ele.
Dt.6.4: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
2 Jr.10.10: Mas o Senhor é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.
Is.48.12: Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, o Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, sou o primeiro, e também o último.
3 Êx.3.14: Disse Deus a Moisés: Eu Sou O que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros.
4 Jo.4.24: Deus é espirito; e importa que os seus adoradores o adorem em espirito e em verdade.
5 1Tm.1.17: Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém.
Dt.4.15,16: Guardai, pois, cuidadosamente as vossas almas, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor vosso Deus vos falou, em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher;
6 Ml. 3.6: Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
7 1Rs.8.27: Mas, de fato habitará Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.
Jr..23.23: Acaso sou Deus apenas de Perto, diz o Senhor, e não também de longe?
8 Sl.90.2: Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.
9 Gn.17.1: Quando atingiu Abraão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso: anda na minha presença, e sê perfeito.
10 Is.6.3: E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, toda terra está cheia da sua glória.
11 Sl.115.3: No céu está o nosso Deus; e tudo faz como lhe agrada.
Is.46.10: ...que desde o princípio anuncio o que há de acontecer, e desde a antigüidade as cousas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho permanecerá de pé, farei a minha vontade;
12 Pv.16.4: O Senhor fez todas as cousas para determinados fins, e até o perverso para o dia da calamidade.
Rm.11.36: Porque dele e por meio dele e para ele são todas as cousas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém.
13 Êx.34.6,7: E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo, e grande em misericórdia e fidelidade;
que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade , a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos, e nos filhos dos filhos até à terceira e Quarta geração.
Hb.11.6: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
14 Ne.9.32,33: Agora, pois, ó Deus nosso, ó Deus grande, poderoso e temível, que guardas a aliança e a misericórdia, não menosprezes toda a aflição que nos sobreveio, a nós, aos nossos reis, aos nossos príncipes, aos nossos sacerdotes, aos nossos profetas, aos nossos pais e a todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até ao dia de hoje.
Porque te és justo em tudo quanto tem vindo sobre nós; pois tu fielmente procedeste e nós perversamente.
15 Sl.5.5,6: Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos que praticam iniquidade.
Tu destróis os que proferem mentira; o Senhor abomina ao sanguinário e ao fraudulento.
16 Êx.34.7: ...que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade , a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos, e nos filhos dos filhos até à terceira e Quarta geração.
Na.1.2,3: O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de ira; o Senhor toma vingança contra seus adversários, e reserva indignação para os seus inimigos.
O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e jamais inocenta o culpado; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.

2. Deus tem em si mesmo e de si mesmo toda a vida,17 glória,18 bondade19 e bem-aventurança. Somente ele é auto-suficiente, em si e para si mesmo; e não precisa de nenhuma das criaturas que fez, nem delas deriva glória alguma;20 mas somente manifesta, nelas, por elas, para elas e sobre elas a sua própria glória. Ele, somente, é a fonte de toda existência: de quem, através de quem e para quem são todas as coisas,21 tendo o mais soberano domínio sobre todas as criaturas, para fazer por meio delas, para elas e sobre elas tudo quanto lhe agrade.22 Todas as coisas estão abertas e manifestas perante Ele;23 o seu conhecimento é infinito, infalível e independe da criatura, de maneira que para Ele nada é contingente ou incerto.24 Ele é santíssimo em todos os seus pensamentos, em todas as suas obras,25 e em todos os seus mandamentos. A Ele são devidos, da parte de anjos e de homens, toda adoração,26 todo serviço, e toda obediência que, como criaturas, eles devem a criador; e tudo mais que Ele se agrade em requerer de suas criaturas.
17 jo.5.26: Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.
18 Sl.148.13: Louvem o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso: a sua majestade é acima da terra e do céu.
19 Sl.119.68: Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos.
20 Jó 22.2,3: Porventura será o homem de algum proveito a Deus? Antes o sábio é só útil a si mesmo.
Ou tem o Todo-Poderoso interesse em que sejas justo, ou algum lucro em que faças perfeitos os teus caminhos?
21 Rm.11.34-36: Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? ou quem foi o seu conselheiro?
Ou quem primeiro lhe deu a ele para que lhe venha a ser restituído?
Porque dele e por meio dele e para ele são todas as cousas. A ele, pois, a glória eternamente, amém.
22 Dn.4.25,34,35: ...serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e dar-te-ão a comer ervas como aos bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que conheças que o Altíssimo tem poder sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.
Mas ao fim daqueles dias eu, Nabudodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração a geração.
Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra, não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?
23 Hb.4.13: E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
24 Ez.11.5: Caiu, pois, sobre mim o Espírito do Senhor, e disse-me: fala: Assim diz o Senhor: Assim tendes dito, ó casa de Israel; porque quanto às cousas que vos surgem à mente, eu as conheço.
At.15.18: diz o Senhor que faz estas cousas conhecidas desde séculos.
25 Sl.145.17: Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, benigno em todas as suas obras.
26 Ap.5.12-14: ...proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.
E os quatro seres viventes respondiam: Amém; também os anciãos prostraram-se e adoraram.

3. Neste ser divino e infinito há três pessoas: o Pai, a Palavra (ou Filho) e o Espirito Santo;27 de uma mesma substância, igual poder e eternidade, possuindo cada uma inteira essência divina, que é indivisível.28 O Pai, de ninguém é gerado ou procedente; o Filho é gerado eternamente do Pai;29 o Espirito Santo procede do Pai e do Filho, eternamente;30 todos infinitos e sem princípio de existência. Portanto, um só Deus; que não deve ser divido em seu ser ou natureza, mas, sim, distinguido pelas diversas propriedades peculiares e relativas, e relações pessoais. Essa doutrina da Trindade é o fundamento de toda a nossa comunhão com Deus e confortável dependência dEle.
27 1Jo.5.7: Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.
Mt.28.19: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;
2Co.13.13: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
28 Êx.3.14: Disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros.
Jo.14.11: Crede-me que eu estou no Pai, e o Pai em mim; crede ao menos por causa das boas obras.
1Co.8.6: ...todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as cousas e para quem existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as cousas, e nós também por ele.
29 Jo.1.14,18: E o Verbo se faz carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Ninguém jamais viu a Deus: o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.
30 Jo.15.26: Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;
Gl.4.6:.E, porque vós sois filhos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.


CAPÍTULO 3
O DECRETO DE DEUS
1. Desde toda a eternidade, Deus mesmo decretou todas as coisas que iriam acontecer no tempo; e isto Ele fez segundo o conselho da sua própria vontade, muita sábia e muito santa.1 Fê-lo, porém, de um modo em que Deus em nenhum sentido é o autor do pecado,2 nem se torna co-responsável pelo pecado, nem faz violência à vontade de suas criaturas, nem impede a livre ação das causas secundárias ou contingentes. Pelo contrário, estas causas secundárias são confirmadas;3 e em tudo isso aparece a sabedoria de Deus em dispor de todas as coisas, e o seu poder e fidelidade em fazer cumprir seu decreto.4
1 Is.46.10: ...que desde o princípio anuncio o que há de acontecer, e desde a antigüidade as cousas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade;
Ef.1.11: ...nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade,
Hb.6.17: Por isso Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento,
Rm.9.15,18: Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
Logo, tem ele misericórdia de quem quer, e também endurece a quem lhe apraz.
2 Tg.1.13: Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta.
1Jo.1.5: Ora, a mensagem que da parte dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva alguma.
3 At.4.27,28: ...porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Heródes e Pôncio Pilatos, com gentios e o povo de Israel,
para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram;
Jo.19.11: Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso quem me entregou a ti, maior pecado tem.
4 Nm.23.19: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? ou tendo falado, não o cumprirá?
Ef.1.3-5: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,
assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,

2. Embora Deus saiba tudo quanto pode ou poderá acontecer,5 em todas as condições possíveis, Ele nada decretou por causa do seu conhecimento prévio do futuro ou daquilo que viria a acontecer em determinada situação.6
5 At.15.18: ...diz o Senhor que faz estas cousas conhecidas desde séculos.
6 Rm.9.11,13,16,18: E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus quanto à eleição prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),
Como está escrito: Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú.
Assim, pois, não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
Logo, tem ele misericórdia de quem quer, e também endurece a quem lhe apraz.

3. Pelo decreto, e para manifestação da glória de Deus, alguns homens e alguns anjos são predestinados (ou preordenados) para a vida eterna através de Jesus Cristo,7 para louvor da sua graça gloriosa.8 Os demais são deixados em seu pecado, agindo para sua própria e justa condenação; e isto para louvor da justiça gloriosa de Deus.9
7 1Tm.5.21: Conjuro-te perante Deus e Cristo Jesus e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade.
Mt.25.34: ...então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
8 Ef.1.5,6: ...nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,
para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, ...
9 Rm.9.22,23: Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão.
Jd.4: Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

4. Os anjos e homens predestinados (ou preordenados) estão designados de forma particular e imutável, e o seu número é tão certo e definido que não pode ser aumentado ou diminuído.10
10 2Tm.2.19: Entretanto o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais, aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.
Jo.13.18: Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumprisse a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim o seu calcanhar.

5. Dentre a humanidade, aqueles que são predestinados para a vida, Deus os escolheu em Cristo para glória eterna; e isto de acordo com o seu propósito eterno e imutável, pelo conselho secreto e pelo beneplácito da sua vontade, antes da fundação do mundo, apenas por sua livre graça e amor,11 nada havendo em suas criaturas que servisse como causa ou condição para essa escolha.12
11 Ef.1.4,9,11: ...assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor...
...desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,
Nele, digo, no qual também fomos feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade...
Rm.8.30: E aos que predestinou, a estes também chamou, e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
2tm.1.9: ...que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça, que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos...
1ts.5.9: ...porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo...
12 Rm.9.13,16: Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú
Assim, pois, não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
Ef.2.5,12: ...e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos - ...
...naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo,

6. Deus não apenas designou os eleitos para glória, de acordo com o propósito eterno e expontâneo da sua vontade, mas também preordenou todos os meios pelos quais o seu propósito será efetivado.13 Por isso os eleitos, achando-se caídos em Adão, são redimidos em Cristo14 e chamados eficazmente para a fé nEle, pela ação do Espírito Santo, e no seu devido tempo; e são justificados, adotados, santificados15 e guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação.16
Ninguém mais é redimido por Cristo, chamado eficazmente, justificado, adotado, santificado e salvo, senão unicamente os eleitos.17
13 1Pe.1.2: ...eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
2Ts.2.13: Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados pelo Senhor, por isso que Deus vos escolheu desde o princípio para salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade ...
14 1Ts.5.9,10: ... porque Deus não nos destinou para ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.
15 Rm.8.30: E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
2Ts.2.13: Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados pelo Senhor, por isso que Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.
16 1Pe.1.5: ... que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo
17 Jo.10.26: Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
Jo.17.9: É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, ,mas por aqueles que me deste, porque são teus.
Jo.6.64: Contudo há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia desde o princípio quais eram os que não criam e quem o havia de trair.

7. Este alto mistério da predestinação deve ser tratado com especial prudência e cuidado, para que os homens, atentando para a vontade de Deus revelada em sua Palavra, e prestando-lhe obediência, possam assegurar-se de sua eleição eterna,18 pela comprovação de sua chamada eficaz. Será desse modo que a doutrina da predestinação promoverá louvor,19 reverência e admiração a Deus, bem como humildade,20 diligência e consolação abundante para todos os que obedecem sinceramente ao evangelho.21
18 1Ts.1.4,5: ... reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição, porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas sobretudo em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis Ter sido o nosso procedimento entre vós, e por amor de vós.
2Pe.1.10: Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, assim não tropeçareis em tempo algum.
19 Ef.1.6: ... para louvor da glória da sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.
Rm.11.33: Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos!
20 Rm.11.5,6,20: Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.
Bem! pela sua incredulidade foram quebrados; tu, porém, mediante a fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme.
21 Lc.10.20: Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e, sim, porque os vossos nomes estão arrolados nos céus.

CAPÍTULO 5
A PROVIDÊNCIA DIVINA
1. Deus, o bom criador de todas as coisas, em seu poder e sabedoria infinitos. mantém, dirige, dispõe de, e governa todas as criaturas e coisas,1 desde as maiores até às mínimas,2 pela sua muito sábia e muito santa providência, para que cumpram com a finalidade para a qual foram criadas. Isso é feito de acordo com a infalível presciência de Deus e o conselho livre e imutável das sua própria vontade, para o louvor da glória de sua sabedoria, poder, justiça, bondade infinita e misericórdia.3
1 Hb.1.3: Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, ...
Jó.38.11: ... e disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se quebrará o orgulho das tuas ondas?
Is.46.10,11: ... que desde o princípio anuncio o que há de acontecer, e desde a antigüidade as cousas que ainda não sucederam; que digo. O meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o oriente, e de uma terra longínqua o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei.
Sl.135.6: Tudo quanto aprouve ao Senhor, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos.
2 Mt.10.29-31: Não se vendem dois pardais por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai.
E quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.
Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais.
3 Ef.1.11: ...nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade,

2. Em relação à presciência e ao decreto de Deus (que é a causa primária de tudo), todas as coisas acontecem imutável e infalivelmente,4 de maneira que nada sucede por acaso ou fora da providência de Deus.5 No entanto, por esta mesma providência, Deus dirige os acontecimentos por meio de causas secundárias, que operam livremente, ou como leis fixas, ou por interdependência.6
4 At.2.23: ... sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o mataste, crucificando-o por mãos de iníquos;
5 Pv.16.33: A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda decisão.
6 Gn.8.22: Enquanto durar a terra não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.

3. Normalmente, Deus faz uso de meios em sua providência,7 mas é livre para operar sem,8 acima de,9 e contra10 os meios ordinários, segundo bem entenda.
7 At.27.31,44: ... disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não permanecerem a bordo, vós não podereis salvar-vos.
Quanto aos demais, que se salvassem uns em tábuas, e outros em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra.
Is.55.10,11: Porque assim como descem a chuva e a neve dos céus, e par lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra e a fecundem e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei.
8 Os.1.7: Porém da casa de Judá me compadecerei, e os salvarei pelo Senhor seu Deus, pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros.
9 Rm.4.19-21: E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou da promessa de Deus, por incredulidade; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.
10 Dn.3.27: Ajuntaram-se os sátrapas, os prefeitos, os governadores e conselheiros do rei, e viram que o fogo não teve poder algum sobre os corpos destes homens; nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem os seus mantos se mudaram, nem cheiro de fogo passara sobre eles.

4. A onipotência, a sabedoria inescrutável e a infinita bondade de Deus se manifestam na providência, de um modo tão abrangente, que o seu conselho determinado se estende até mesmo à queda no pecado e a todos os outros atos pecaminosos, sejam de homens ou de anjos.11 Isto envolve mais do que uma mera permissão, porque Deus, muito sábia e muito poderosamente, limita, regula e governa12 os atos pecaminosos, em uma dispensação multiforme, atendendo aos santos desígnios de Deus.13 Mesmo assim, a pecaminosidade desses atos procede das criaturas, e não de Deus, que, sendo muito santo e muito justo, não é nem pode ser o autor do pecado; e nem pode aprová-lo.14
11 Rm.11.32-34: Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.
Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? ou quem foi o seu conselheiro?
2Sm.24.1: Tornou a ira do Senhor a acender-se contra os israelitas, e Ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá.
1Cr.21.1: Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou a Davi a levantar o censo de Israel.
12 2Rs.19.28: Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio na tua boca, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.
Sl.76.10: Pois até a ira humana há de louvar-te; e do resíduo das iras te cinges.
13 Gn.50.20: Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.
Is.10.6,7,12: Envio-a contra uma nação ímpia, e contra o povo da minha indignação lhe dou ordens, para que dele roube a presa, e lhe tome o despojo, e o ponha para ser pisado aos pés, como a lama das ruas.
Ela, porém, assim não pensa, o seu coração não entende assim; antes intenta consigo mesma destruir e desarraigar não poucas nações.
Por isso acontecerá que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então castigará a arrogância do coração do rei da Assíria e a desmedida altivez dos seus olhos.
14 Sl.50.21:Tens feito estas cousas, e eu me calei, pensavas que eu era teu igual: mas eu te argüirei e porei tudo à vista.
1Jo.2.16: ... porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai. mas procede do mundo.
5. Deus, que é muito sábio, justo e gracioso, muitas vezes deixa os seus próprios filhos entregues a várias tentações e à corrupção de seus próprios corações, por algum tempo: para castigá-los por antigos pecados, ou para mostrar-lhes o poder oculto da corrupção e do dolo em seus corações, a fim de que se humilhem; para levá-los a uma dependência mais constante e mais próxima de Deus; para torná-los mais vigilantes contra todas as futuras ocasiões de pecado; e para outros propósitos justos e santos.15
Por isso, tudo o que sobrevem aos eleitos acontece por designação divina, para a glória de Deus e o bem de seus filhos.16
15 2Cr.32.25,26,31: Mas não correspondeu Ezequias aos benefícios que lhe foram feitos, pois o seu coração se exaltou. Pelo que houve ira contra ele, e contra Judá e Jerusalém.
Ezequias, porém, se humilhou por se ter exaltado o seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a ira do Senhor não veio contra eles, nos dias de Ezequias.
Contudo, quando os embaixadores dos príncipes de Babilônia lhe foram enviados para se informarem do prodígio que se dera naquela terra, Deus o desamparou para prová-lo e fazê-lo conhecer tudo o que lhe estava no coração.
2Co.12.7-9: E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então Ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
16 Rm.8.28: sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o sue propósito.

6. Quanto aos perversos e ímpios, Deus, como reto juiz, os cega e endurece, em razão de pecados anteriores.17 Ele não apenas lhes nega a sua graça, pela qual poderiam ser iluminados no entendimento e transformados no coração;18 às vezes Ele também lhes retira os dons que já possuíam,19 e os expõe a situações que se tornam ocasiões de pecado,20 por causa da corrupção. Em outras palavras, Ele os entrega às suas próprias paixões, às tentações do mundo e ao poder de Satanás,21 de maneira que eles vêm a se endurecer, mesmo sob aquelas circunstâncias que Deus emprega para abrandamento de outras pessoas.22
17 Rm.1.24-26,28: Por isso Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seus próprios corações para desonrarem os seus corpos entre si, pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura, em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém.
Por causa disso os entregou Deus a paixões infames, porque até as suas mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas, por outro contrário à natureza; ...
E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, ...
Rm.11.7,8: Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou, e os mais foram endurecidos, como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje.
18 Dt.29.4: ... porem o Senhor não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até o dia de hoje.
19 Mt.13.12: Pois aos que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.
20 Dt.2.30: Mas Seon, rei de Hesbon, não nos quis deixar passar por sua terra, porquanto o Senhor teu Deus endurecera o seu espírito, e fizera obstinado o seu coração, para to dar nas mãos, como hoje se vê.
2Rs.8.12,13: Então disse Hazael: Por que chora o meu senhor? Ele respondeu: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; deitarás fogo às suas fortalezas, matarás à espada os seus jovens, esmagarás os seus pequeninos e rasgarás o ventre de suas mulheres grávidas. Tornou Hazael: Pois que é teu servo, este cão, para fazer tão grandes cousas? Respondeu Eliseu: O Senhor me mostrou que tu hás de ser rei da Síria.
21 Sl.81.11,12: Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu. Assim, deixei-os andar na teimosia do seu coração: sigam os seus próprios conselhos.
2Ts.2.10-12: ... e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.
22 Êx.8.15,32: Vendo, porém, Faraó que havia alívio, continuou de coração endurecido, e não os ouviu, como Senhor tinha dito.
Mas ainda esta vez endureceu Faraó o coração, e não deixou ir o povo.
Is.6.9,10: Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvi, ouvi, e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece0lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos, e a entender com o coração, e se converta e seja salvo.
1Pe.2.7,8: Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular, e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.

7. A providência de Deus se estende a todas as criaturas, em geral; mas, acima de tudo, cuida de sua igreja, e tudo dispõe para o bem dela.23
23 1Tm.4.10: Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis.
Am.9.8,9: Eis que os olhos do Senhor Deus estão contra este reino pecador, e eu o destruirei de sobre a face da terra, mas não destruirei de todo a casa de Jacó, diz o Senhor.
Porque eis que darei ordens, e sacudirei a casa de Israel, entre todas as nações, assim como se sacode trigo no crivo, sem que caia na terra um só grão.
Is.43.3-5: Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu salvador; dei o Egito por teu resgate, e a Etiópia e Sebá por ti. Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos pela tua vida. Não temas, pois, porque sou contigo, trarei a tua descendência desde o oriente, e a ajuntarei desde o ocidente.

CAPÍTULO 7
O PACTO DE DEUS
1. A distância entre Deus e a criatura é tão grande que, embora as criaturas racionais lhe devam obediência, por ser Ele o criador, elas jamais poderiam alcançar o Dom da vida, senão por alguma condescendência voluntária da parte de Deus.1 E isto Ele se agradou em expressar por meio de um pacto com o homem.
1 Lc.17.10: Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.
Jó.35.7,8: Se és justo, que lhe dás, ou que recebe ele da tua mão? A tua impiedade só pode fazer o mal ao homem como tu mesmo; e a tua justiça dar proveito ao filho do homem.

2. Tendo o homem trazido sobre si mesmo a maldição da lei, por causa de sua queda no pecado, o Senhor teve por bem estabelecer o pacto da graça.2 Neste pacto Deus oferece gratuitamente, a pecadores, vida e salvação por Jesus Cristo, requerendo-lhes fé nEle para que sejam salvos,3 e prometendo dar o Espírito Santo a todos os que estão destinados para a vida eterna, para lhes dar a vontade e a capacidade para crerem.4
2 Gn.2.17: ... mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gl.3.10: Todos quantos, pois, são das obras da lei, estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as cousas escritas do livro da lei, para pratica-las.
Rm.3.20,21: ... visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus, testemunhada pela lei e pelos profetas, ...
3 Rm.8.3: Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, ...
Mc.16.15,16: E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Jo.3.16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que Deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
4 Ez.36.26,27: Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne
Porei dentro em vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
Jo.6.44,45: Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, este vem a mim.
Sl.110.3: Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo no dia do teu poder: com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens.

3. Este pacto está revelado no evangelho: primeiramente na promessa feita a Adão, de salvação pelo descendente da mulher;5 depois, por etapas sucessivas, até que sua plena revelação foi manifestada no Novo Testamento.6
O pacto está fundamentado na eterna aliança que havia entre o Pai e o Filho para a redenção dos eleitos;7 é somente pela graça deste pacto que os descendentes de Adão que são salvos obtêm vida e uma bendita imortalidade, pois o homem é agora totalmente incapaz de ser aceito diante de Deus nos mesmos termos em que Adão vivia, em seu estado de inocência.8
5 Gn.3.15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
6 Hb.1.1: Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, ...
7 2Tm.1.9: ... que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, ...
Tt.1.2: Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu, antes dos tempos eternos, ...
8 Hb.11.6,13: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas, vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
Rm.4.1,2: Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar; porém não diante de Deus.
At.4.12: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não há nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Jo.8.56: Vosso pai Abraão alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se.

CAPÍTULO 8
CRISTO, O MEDIADOR
1. Em seu propósito eterno, e de acordo com o pacto estabelecido entre ambos, aprouve a Deus escolher e destinar o Senhor Jesus Cristo, seu Filho unigênito, para ser o mediador entre Deus e os homens;1 para ser o profeta,2 sacerdote3 e rei;4 o cabeça e Salvador de sua Igreja;5 o herdeiro de todas as coisas6 e juiz do mundo.7 Desde toda a eternidade, Deus deu-Lhe um povo para ser sua descendência, e para que, em tempo, esse povo seja por Ele redimido, chamado, justificado, santificado e glorificado.8
1 Is.42.1: Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios.
1Pe.1.19,20: ... mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós ...
2 At.3.22: Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
3 Hb.5.5,6: Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei; como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
4 Sl.2.6: Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.
Lc.1.33: ... ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
5 Ef.1.22,23: E pôs todas as coisas debaixo de seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as cousas.
6 Hb.1.2: ... nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as cousas, pelo qual também fez o universo.
7 At.17.31: ... porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
8 Is.53.10: Todavia, o Senhor agradou moe-lo, fazendo-o enfermar, quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
Jo.17.6: Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.
Rm.8.30: E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

2. O Filho de Deus, Segunda pessoa da Trindade Santa – sendo o próprio Deus eterno, o resplendor da glória do Pai, da mesma essência e igual ao Pai - ,Ele fez o mundo, sustém e governa todas as coisas que criou. Quando veio a plenitude do tempo, Ele tomou sobre si a natureza humana, com todas as suas propriedades essenciais e fraquezas comuns9 – porém, sem pecado.10
E foi concebido pelo Espírito Santo, no ventre da Virgem Maria (pois o Espírito Santo desceu sobre ela, e o poder do Altíssimo a envolveu). Foi nascido de mulher, da tribo de Judá, da descendência de Abraão e de Davi, segundo previam as Escrituras.11
Desse modo, duas naturezas completas, perfeitas e distintas foram inseparavelmente unidas, em uma única pessoa, sem conversão, composição ou confusão. E essa pessoa é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem; no entanto, um só Cristo, o único mediador entre Deus e os homens.12
9 Jo.1.14: E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória como do unigênito do Pai.
Gl.4.4: ... vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, ...
10 Rm.8.3: Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado.
Hb.2.14,16,17: Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, ...
Pois ele, evidentemente, não socorre a anjos, mas socorre a descendência de Abraão.
Por isso mesmo convinha que, em todas as cousas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas cousas referentes a Deus, e para fazer propiciação pelos pecados do povo.
Hb.4.15: Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi Ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
11 Mt.1.22,23: Ora, tudo isso aconteceu, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)
Lc.1.27,31,35: ... a uma virgem desposada por um certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.
Eis que conceberás e darás à luz um filho a quem chamarás pelo nome de Jesus.
Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o Poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
12 Rm.9.5: ... deles são os patriarcas e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre, Amém.
1Tm.2.5: Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,...

3. Em sua natureza humana assim unida à divina, na pessoa do Filho, o Senhor Jesus foi santificado e ungido com o Espírito Santo, sobremaneira.13 Nele se encontram todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento,14 porque aprouve ao Pai que nEle habitasse toda plenitude,15 a fim de que, sendo santo, inculpável e sem mácula,16 cheio de graça e de verdade,17 Ele fosse plenamente qualificado para exercer o oficio de mediador e fiador,18 ofício que Ele mesmo não tomou para si, mas para o qual foi chamado por seu Pai.19 E o Pai lhe conferiu às mãos toda autoridade e julgamento, e ordenou que executasse essa autoridade.20
13 Sl.45.7: Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.
At.10.38: ... como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; ...
Jo.3.34: Pois o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida.
14 Cl.2.3: ... em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.
15 Cl.1.19: ... porque aprouve a Deus que nele residisse toda a plenitude, ...
16 Hb.7.26: Com efeito nos convinha um sumo sacerdote, assim como este, santo, inculpável, sem mácula , separado dos pecadores, e feito mais alto do que os céus, ...
17 Jo.1.14: E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória como do unigênito do Pai.
18 Hb.7.22: ... por isso mesmo Jesus se tem tornado fiador de superior aliança.
19 Hb.5.5: Assim também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei;
20 Jo.5.22,27: E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, ...
E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do homem
Mt.28.18: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
At.2.36: Esteja absolutamente certa, pois, toda casa de Israel de que a este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

4. Esse ofício o Senhor Jesus assumiu de muitíssima boa vontade21 e cumpriu perfeitamente; foi para isso que nasceu sob a lei.22 Ele suportou o castigo que a nós era devido, que nós deveríamos ter recebido e sofrido.23 E foi feito pecado e maldição, por nossa causa,24 suportando as tristezas mais aflitivas em sua alma, e os sofrimentos mais dolorosos em seu corpo.25 Foi crucificado e morreu; e, embora tenha estado sob o poder da morte, seu corpo não viu corrupção.26 Ao terceiro dia Ele se levantou dentre os mortos,27 com o mesmo corpo em que havia sofrido,28 e com o qual ascendeu ao céu.29 Ele está assentado à direita de seu Pai, como intercessor,30 e voltará para julgar homens e anjos, no fim do mundo.31
21 Sl.40.7,8: Então eu disse: Eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito; agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a tua lei.
Hb.10.5-10: Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, antes corpo me formaste; não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado.
Então eu disse: Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito), para fazer, ó Deus, a tua vontade.
Depois de dizer, como acima: Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (cousas que se oferecem segundo a lei), então acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo.
Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.
Jo.10.18: Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi do meu Pai.
22 Gl.4.4: ...vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, ...
Mt.3.15: Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda justiça. Então ele o admitiu.
23 Gl.3.13: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro; ...
Is.53.6: Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
1Pe.3.18: Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, ...
24 2Co.5.21: Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
25 Mt.26.37,38: ... e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e angustiar-se. Então lhes disse: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo.
Lc.22.44: E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.
Mt.27.46: Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, que quer dizer: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?
26 At.13.37: Porém, aquele a quem Deus ressuscitou não viu corrupção.
27 1Co.15.3,4: Antes de tudo vos entreguei o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
28 Jo.20.25,27: Disseram-lhe então os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o meu dedo, e não puser a minha mão no seu lado, de modo algum acreditarei.
E logo disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega também a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
29 Mc.16.19: De fato o Senhor Jesus, depois de lhes Ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se a destra de Deus.
At.1.9-11: Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles, e lhes perguntaram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus, que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir.
30 Rm.8.34: Quem os condenará? É Cristo Jesus que morreu, ou antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Hb.9.24: Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus;
31 At.10.42: ... e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus juiz de vivos e de mortos.
Rm.14.9,10: Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.
At.1.11: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus, que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir.
2 Pe.2.4: Ora, se Deus não poupou a anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; ...

5. Por sua obediência perfeita, e pelo sacrifício que fez de si mesmo (que Ele, pelo Espírito Santo, ofereceu a Deus uma única vez), o Senhor Jesus satisfez plenamente a justiça de Deus,32 obteve a reconciliação e adquiriu uma herança eterna no reino dos céus, para todos quantos foram dados a Ele pelo Pai.33
32 Hb.9.14: ... muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espirito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo.
Hb.10.14: Porque com uma única oferta aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.
Rm.3.25,26: ... a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
33 Jo.17.2: ... assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.
Hb.9.15: Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.

6. O preço da redenção não foi pago por Cristo senão após a sua encarnação. No entanto, a virtude, a eficácia e os benefícios da redenção foram sucessivamente comunicados aos eleitos, em todas as eras, desde o começo do mundo, nas – e através das – promessas, tipos e sacrifícios em que Cristo foi revelado, e que o apontavam como o descendente da mulher, aquele que iria esmagar a cabeça da serpente;34 e como o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo,35 o mesmo ontem, hoje e para sempre.36
34 1Co.10.4: ... e beberam da mesma fonte espiritual, porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.
Hb.4.2: Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé, naqueles que a ouviram.
1Pe.1.10,11: Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando atentamente qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espirito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam.
35 Ap.13.8: ... e adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
36 Hb.13.8: Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre.

7. Cristo, na obra de mediação, age de acordo com suas duas naturezas, cada uma delas atuando como lhe é próprio. Mesmo assim, em razão da unidade de pessoa, aquilo que é próprio de uma natureza às vezes é atribuído à pessoa de Cristo pelo nome de sua outra natureza.37
37 Jo.3.13: Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do homem [que está no céu].
At.20.28: Atendei por vós e por todo rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

8. Cristo certamente aplica e comunica eficazmente a redenção eterna, para todos quantos Ele a obteve: fazendo intercessão por eles;38 unindo-os a si mesmo por seu Espírito; revelando-lhes o mistério da salvação, na Palavra e pela Palavra; persuadindo-os a crer e obedecer;39 governando os corações deles por seu Espírito e sua Palavra;40 e vencendo todos os inimigos deles, por seu poder e sabedoria infindos,41 de modo tal e por caminhos que são os mais harmoniosos com a sua maravilhosa e insondável providência; e tudo por sua graça livre e soberana, sem a precondição de neles ter sido vista de antemão uma busca pela redenção.42
38 Jo.6.37: Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
Jo.10.15,16: ... assim como o Pai me conhece e a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor.
Jo.17.9: É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;
Rm.5.10: Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
39 Jo.17.6: Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.
Ef.1.9: ... desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, ...
1Jo.5.20: Também sabemos que o Filho de Deus é vindo, e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
40 Rm.8.9,14: Vós, porém, não estais na carne , mas no Espírito, se de fato o Espirito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Pois todos os que são guiados pelo Espirito de Deus são filhos de Deus.
41 Sl.110.1: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.
1Co.15.25,26: Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte.
42 Jo.3.8: O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Ef.1.8: ... que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, ...

9. Este ofício de mediador entre Deus e os homens cabe exclusivamente a Cristo, que é profeta, sacerdote e rei da Igreja de Deus; e nem em parte nem totalmente pode ser transferido de Cristo para qualquer outrem.43
43 1Tm.2.5: Portanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, ...

10.Este número e ordem de ofícios é necessário. Precisamos de seu ofício profético, por causa de nossa ignorância.44 Por causa de nossa alienação de Deus, e da imperfeição de nossos melhores serviços, precisamos de seu ofício sacerdotal para nos reconciliar e apresentar aceitáveis a Deus.45 E, para nosso resgate e segurança, contra nossos adversários espirituais, precisamos de seu ofício real para nos convencer, subjugar, atrair, sustentar, libertar e preservar para o seu reino celestial.46
44 Jo.1.18: Ninguém Jamais viu a Deus: o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.
45 Cl.1.21: E a vós outros também, que outrora éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, ...
Gl.5.17: Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer.
46 Jo.16.8: Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
Sl.110.3: Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo no dia do teu poder: com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens.
Lc.1.74,75: ... de conceder-nos que, livres da mão de inimigos, o adorássemos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.

CAPÍTULO 10
A CHAMADA EFICAZ
1. Aqueles a quem Deus predestinou para a vida, Ele se agrada em chamar eficazmente,1 no tempo aceitável e por Ele mesmo determinado; por meio de sua Palavra e de seu Espírito; do estado natural de pecado e morte, para a graça e a salvação por Jesus Cristo.2
Isso Deus faz iluminando-lhes a mente de maneira espiritual e salvadora, para que compreendam as coisas de Deus;3 tirando-lhes o coração de pedra e dando-lhes um coração de carne;4 renovando-lhes a vontade e, pela sua onipotência, predispondo-os para o bem e trazendo-os irresistivelmente para Jesus Cristo.5 No entanto, eles vêm a Cristo espontânea e livremente, porque a graça de Deus lhes dispõe o coração para isso.6
1 Rm.8.30: E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Rm11.7: Que diremos, pois? o que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou, e os mais foram endurecidos, ...
Ef.1.10,11: ... de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as cousas, tanto as do céu como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade, ...
2Ts.2.13,14: Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados pelo Senhor, por isso que Deus vos escolheu desde p princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançar a glória de nossa Senhor Jesus Cristo.
2 Ef.2.1-6: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andaste outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espirito que agora atua nos filhos da desobediência, entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos –, e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, ...
3 At.26.18: ... para lhes abrir os olhos e converte-los das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.
Ef.1.17,18: ... para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminando os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos, ...
4 Ez.36.26: Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
5 Dt.30.6: O Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas.
Ex.36.27: Porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos; vós sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus.
Ef.1.19: ...e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder,...
6 Sl.110.3: Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo no dia do teu poder: com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens.

2. A chamada eficaz é resultante da graça especial e gratuita, de Deus, e não de algo que de antemão seja visto no homem; e nem de poder algum ou ação da criatura cooperando com a graça especial de Deus.7 Por estar morta em pecados e transgressões, a criatura mantém-se totalmente passiva, até que, na chamada eficaz, ela seja vivificada e renovada pelo Espírito Santo.8 A pessoa, então, é habilitada a responder a essa chamada e a abraçar a graça que ela comunica e oferece. Para isso é necessário um poder que de modo nenhum é menor do que aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos.9
7 2Tm.1.9: ... que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos.
Ef.2.8: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é Dom de Deus;
8 1Co.2.14: Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Ef.2.5: ... e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos –, ...
Jo.5.25: Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
9 Ef.1.19,20: ... e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder, o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, ...

3. As crianças que morrem na infância, se eleitas, são regeneradas e salvas por Cristo, através do Espírito,10 que obra quando, onde e como lhe agrada.11 Do mesmo modo são salvas todas as outras pessoas incapazes de serem chamadas exteriormente, pelo ministério da Palavra.
10 Jo.3.3,5,6: A isto respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
11 Jo.3.8: O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

4. Outros, não eleitos, podem ser chamados pelo ministério da Palavra, e desfrutar de algumas operações comuns do Espírito Santo.12 Contudo, por não serem eficazmente trazidos a Cristo, pelo Pai, eles não desejam nem podem realmente vir a Cristo; e, portanto, não podem ser salvos.13 Muito menos poderão ser salvos os que não seguem a religião cristã, por mais diligentes que sejam em conformar suas vidas à luz da natureza e aos ensinamentos da religião que professam.14
12 Mt.22.14: Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Mt.13.20,21: O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a Palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo antes de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
Hb.6.4,5: é impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados e provaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, ...
13 Jo.6.44,45,65: Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, este vem a mim.
E prosseguiu: Por causa disto é que vos tenho dito: Ninguém poderá vir a mim, se pelo Pai não lhe for concedido.
1Jo.2.24,25: Permaneça em vós o que ouviste desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouviste, também permanecereis vós no Filho e no Pai. E esta é a promessa que Ele mesmo nos fez: a vida eterna.
14 At.4.12: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Jo.4.22: Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
Jo.17.3: E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

CAPÍTULO 11
A JUSTIFICAÇÃO
1. Aqueles a quem Deus chama eficazmente, Ele também os justifica, gratuitamente;1 não por infundir-lhes justiça, mas perdoando-lhes os pecados, considerando-os e aceitando-os como pessoas justas;2 não por coisa alguma realizada neles ou por eles mesmos feita, mas unicamente por consideração a Cristo;3 não por imputar-lhes como justiça a fé, o ato de crer, ou qualquer outra obediência evangélica, mas por imputar-lhes a obediência ativa de Cristo (a toda a lei) e sua obediência passiva (na morte), como total e única justiça deles,4 que recebem a Cristo e nEle descansam, pela fé. e esta fé, não a tem de si mesmos, é Dom de Deus.5
1 Rm.3.24: ... sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.
Rm.8.30: E aos que predestinou, a esses também chamou, e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
2 Rm.4.5-8: Mas ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras: Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado
Ef.1.7: ...no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça ...
3 1Co.1.30,31: Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor,
Rm.5.17-19: Se pela ofensa de um, e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça, reinarão em vida por meio de um só, a saber Jesus Cristo. Pois, assim com por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque como pela desobediência de um só homem muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só muitos se tornarão justos.
4 Fp.3.8,9: Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por amor do qual perdi todas as cousas e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseado na fé;
Ef.2.8-10: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
5 Jo.1.12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome.
Rm.5.17: Se pela ofensa de um, e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.

2. A fé, assim recebendo e apoiando-se em Cristo e sua justiça, é o único instrumento de justificação.6 Porém, ela não está sozinha na pessoa justificada: está sempre acompanhada de todas as outras graças salvadoras; e não é uma fé morta, pois atua pelo amor.7
6 Rm.3.28: Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
7 Gl.5.6: Porque em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão, tem valor algum, mas a fé que atua pelo amor.
Tg.2.17,22,26: Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, ...
Porque assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.

3. Pela sua obediência e morte, Cristo pagou plenamente a dívida de todos os que são justificados. A favor destes, pelo sacrifício de si mesmo, no sangue da sua cruz, Ele deu satisfação adequada, verdadeira e plena à justiça de Deus, quando tomou o lugar deles e recebeu a punição que a eles era devida.8
O Pai voluntariamente concedeu Cristo, e livremente aceitou a obediência de Cristo e o seu cumprimento da Lei, em substituição, a favor dos que seriam justificados, sem que neles houvesse mérito algum.9 Portanto, justificação advém exclusivamente da graça gratuita, para tanto a justiça rigorosa como a abundante graça de Deus possam ser glorificadas na justificação de pecadores,10
8 Hb.10.14: Porque com uma única oferta aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.
1Pe.1.18,19: ... sabendo que não foi mediante cousas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossas pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.
Is.53.5,6: Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
9 Rm.8.32: Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as cousas?
2Co.5.21: Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
10 Rm.3.26: ... tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
Ef.1.6,7: ... para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, ...
Ef.2.7: ... para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

4. Desde toda eternidade, Deus decretou justificar a todos os eleitos.11 Vindo a plenitude do tempo, Cristo morreu pelos pecados e ressuscitou para a justificação deles.12 Entretanto, os eleitos não são justificados individualmente enquanto o Espírito Santo não lhes aplica, em tempo oportuno, a pessoa de Cristo e os benefícios de sua obra.13
11 Gl.3.8: Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti serão abençoados todos os povos/
1Pe.1.2: ... eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do espírito, para obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
1Tm.2.6: ... o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.
12 Rm.4.25: ... o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitou por causa da nossa justificação.
13 Cl.1.21,22: E a vós outros também, que outrora éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, ...
Tt.3.4-7: Quando, porém, se manifestar a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

5. Deus continua a perdoar os pecados daqueles que são justificados.14 Embora jamais possam decair do estado de justificação,15 eles, no entanto, podem incorrer no desagrado paternal de Deus,16 por causa de seus pecados. E, nesse estado, eles geralmente não podem desfrutar da luz da presença de Deus, até que se humilhem, confessem o seu pecado, peçam perdão e renovem a sua fé e arrependimento.17
14 Mt.6.12: ... e perdoa-nos as nossa dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
1Jo.1.7,9: Se, porem, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
15 Jo.10.28: Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão.
16 Sl.89.31-33: ... se violarem os meus preceitos, e não guardarem os meus mandamentos, então punirei com vara as suas transgressões, e com açoites, a sua iniquidade. Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade
17 Sl.32.5: Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.
Sl.51: Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo, e no recôndido me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustenta-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação e a minha língua exultará a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. Pois não te comprazes em sacrifícios, do contrário eu tos daria: e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus. Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade, edifica os muros de Jerusalém. Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos.
Mt.26.75: Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera:: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.

6. A justificação dos crentes, no Antigo Testamento, em todos estes aspectos, foi igual à justificação dos crentes no Novo Testamento.18
18 Gl.3.9: De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.
Rm.4.22-24: Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça. E não somente por causa dele está isso escrito que lhe foi levado em conta, mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, ...

CAPÍTULO 12
A ADOÇÃO
1. Em seu único Filho, Jesus Cristo, e, por causa dEle, Deus é servido fazer participantes da graça da adoção todos quantos são justificados.1 Por essa graça eles são recebidos no número dos filhos de Deus,2 e desfrutam das liberdades e privilégios dessa condição; recebem sobre si o nome de Deus;3 recebem o espírito de adoção;4 têm acesso com ousadia ao trono de graça, e clamam Aba, Pai;5 recebem compaixão,6 proteção,7 e a provisão de suas necessidades.8 E são castigados por Deus, como por um pai;9 porém, jamais são lançados fora,10 pois estão selados para o dia da redenção.11 E herdam as promessas, na qualidade de herdeiros da salvação eterna.12
1 Ef.1.5: ... e nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade ...
Gl.4.4,5: ... vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
2 Jo.1.12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: os que crêem no seu nome;
Rm.8.17: Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo: se com ele sofrermos, para que também com ele sejamos glorificados.
3 2Co.6.18: ... serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.
Ap.3.12: Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.
4 Rm.8.15: Porque não recebestes espírito o de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
5 Gl.4.6: E, porque vós sois filhos, enviou Deus aos nosso corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Ef.2.18: ... porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.
6 Sl.103.13: Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.
7 Pv.14.26: No temos do SENHOR tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos.
8 1Pe.5.7: ... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
9 Hb.12.6: ... porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe.
10 Is.54.8,9: ... num ímpeto de indignação escondi de ti a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o Senhor, o teu Redentor. Porque isto é para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não mais inundariam a terra, e assim jurei que não mais me iraria contra ti, nem te repreenderia.
Lm.3.31: O Senhor não rejeitará para sempre;
11 Ef.4.30: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
12 Hb.1.14: Não são todos eles espíritos ministradores enviados para serviço, a favor dos que hão de herdar a salvação?
Hb.6.12: ... para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.

CAPÍTULO 13
A SANTIFICAÇÃO
1. Os que estão unidos a Cristo, tendo sido chamados eficazmente e regenerados, possuem agora um novo coração e um novo espírito, criados nele por mérito da morte e da ressurreição de Cristo;1 e, por esse mesmo mérito, são mais e mais santificados individualmente, pela atuação da Palavra e do Espírito de Cristo neles habitando.2 O domínio de tudo que é pecado, sobre eles, é destruído;3 as suas várias concupiscências vão sendo sempre mais enfraquecidas e mortificadas;4 e os crentes mais e mais são vivificados e fortalecidos, em todas as graças salvadoras,5 para praticarem toda a verdadeira santidade, “sem a qual ninguém verá o Senhor”.6
1 At.20.32: Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.
Rm.6.5,6: Porque se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;
2 Jo.17.17: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Ef.3.16-19: ... para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e assim habite Cristo nos vossos corações, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
1Ts.5.21-23: Julgai todas as cousas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal. O mesmo Deus de paz voz santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
3 Rm.6.14: Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, e sim, da graça.
4 Gl.5.24: E os que são de Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
5 Cl.1.11: ... sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda perseverança e longanimidade; com alegria, ...
6 2Co.7.1: Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.
Hb.12.14: Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, ...

2. A santificação abrange o homem todo,7 ainda que imperfeita enquanto nesta vida. Em toda parte ainda permanecem alguns resíduos de corrupção,8 dos quais provém uma guerra irreconciliável: a carne militando contra o Espírito, e o Espírito militando contra a carne.9
7 1Ts.5.23: O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
8 Rm.7.18,23: Porque eu sei que em mi, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum: pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
... mas vejo meus membros outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.
9 Gl.5.17: Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer.
1Pe.2.11: Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais que fazem guerra contra a alma, ...

3. Nesta guerra, embora a corrupção remanescente possa muito prevalecer, 10 por algum tempo, o contínuo suprimento de força, pelo Espírito de Cristo, santificador, faz com que a parte regenerada afinal vença.11 E, desse modo, os santos cresçam em graça, aperfeiçoando a sua santidade no temor de Deus e esforçando-se por viver uma vida piedosa, em obediência evangélica a todos os mandamentos que Cristo, como Cabeça e Rei, lhes prescreveu em sua Palavra.12
10 Rm.7.23: ... mas vejo nos meus membros outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.
11 Rm.6.14: Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, e sim, da graça.
12 Ef.4.15,16: Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. de quem todo corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
2Co.3.18: E todos nós com o rosto desvendado, contemplando como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
2Co.7.1: Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.

CAPÍTULO 14
FÉ SALVADORA
1. A graça de fé é uma obra do Espírito de Cristo nos corações,1 e por ela os eleitos são habilitados a crer para a salvação de suas almas. Normalmente essa obra é lavrada pelo ministério da Palavra de Deus.2 E com a Palavra, a administração do Batismo, a Ceia do Senhor, a oração e outros meios designados por Deus, a fé é aumentada e fortalecida.3
1 2Co.4.13: Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri, por isso é que falei, também nós cremos, por isso também falamos, ...
Ef.2.8: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é Dom de Deus;
2 Rm.10.14,17: Como, porém, invocarão aquele em que não creram? e como crerão naquele de quem nada ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E, assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo.
3 Lc.17.5: Então disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.
1Pe.2.2: ... desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação, ...
At.20.32: Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.

2. Por esta fé o cristão crê ser verdadeiro tudo quanto é revelado na Palavra,4 a qual se reveste da autoridade do próprio Deus. E também reconhece a sobreexcelência da Palavra, acima de todos os escritos e todas as demais coisas neste mundo5 – por ela demonstrar a glória de Deus nos atributos de Deus; a excelência de Cristo na natureza e nos ofícios de Cristo; o poder e a plenitude do Espírito Santo nas obras e operações do Espírito.
Reconhecendo tudo isso, o cristão é capacitado a confiar sua alma irrestritamente à verdade assim crida;6 e a reagir coerentemente, segundo a índole de cada passagem em particular: prestando obediência aos mandamentos;7 tremendo ante as ameaças;8 e abraçando as promessas de Deus para esta vida e a que há de ser.9
Mas os atos mais importantes da fé salvadora relacionam-se diretamente a Cristo: aceitar a Cristo, recebê-lo, e confiar exclusivamente nEle para a justificação, a santificação e a vida eterna, conforme as disposições do pacto da graça.10
4 At.24.14: Porém, confesso-te isto: que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as cousas que estejam de acordo com a lei, e nos escritos dos profetas, ...
5 Sl.19.7-10: A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor e fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é o puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar de favos.
Sl.119.72: Para mim vale mais a lei que procede de tua boca, do que milhares de ouro e prata.
6 2Tm.1.12: ... e por isso estou sofrendo estas cousas, todavia não me envergonho; porque sei em quem tenho crido, e estou certo que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.
7 Jo.15.14: Vós sois os meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.
8 Is.66.2: Porque a minha mão fez todas estas cousas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.
9 Hb.11.13: Todos estes morreram na fé, sem Ter obtido as promessas, vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
10 Jo.1.12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome.
At.16.31: Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa.
Gl.2.20: ... logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
At.15.11: Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram.

3. Esta fé pode ter graduações diferentes, ser mais forte ou mais fraca.11 No entanto, assim como as demais graças salvadoras, e mesmo se for pequeníssima, ela é de um tipo e de uma natureza diferentes daquela fé e da graça comum que os seguidores professos possuem.12 Por isso, mesmo que seja muitas vezes atacada e enfraquecida, a fé salvadora sempre alcança a vitória.13 Ela existe em muitas pessoas, crescendo para a plena certeza da esperança,14 mediante Cristo, que é o autor e também o consumador da nossa fé.15
11 Hb.5.13,14: Ora, toda aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
Mt.6.30: Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
Rm.4.19,20: E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou da promessa de Deus, por incredulidade; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, ...
12 2Pe.1.1: Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram a fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:
13 Ef.6.16: ... embrançando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
1Jo.5.4,5: ... porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é o que vence o mundo senão aquele que crê em Jesus o Filho de Deus?
14 Hb.6.11,12: Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando até o fim a mesma diligência para a plena certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daquele que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.
Cl.2.2: ... para que os seus corações sejam confortados, vinculados juntamente em amor, e tenham toda riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, ...
15 Hb.12.2: Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

CAPÍTULO 15
ARREPENDIMENTO PARA VIDA E SALVAÇÃO
1. Há entre os eleitos aqueles cuja conversão não se dá senão após uma certa idade, depois de eles terem vivido algum tempo em seu estado natural e servido a vários prazeres e concupiscências. Mas Deus, ao chamá-lo eficazmente, concede-lhes o arrependimento para vida.1
1 Tt.3.2-5: ... não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens. Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.

2. Não há quem faça o bem e que não peque;2 sob a força da tentação, mesmo as melhores pessoas podem cair em grandes pecados e provocações contra Deus, pois existe no interior do homem um poder enganoso de corrupção. Foi por isso que Deus, no pacto da graça, providenciou misericordiosamente para que os crentes, caindo em pecado, sejam restaurados mediante o arrependimento para a salvação.3
2 Ec.7.20: Não há homem justo, que faça o bem e que não peque.
3 Lc.22.31,32: Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo. Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.

3. Este arrependimento salvador é uma graça evangélica,4 por intermédio da qual a pessoa, por obra do Espírito Santo, é levada a sentir os múltiplos males do seu pecado, e, com fé em Cristo, humilha-se por causa do pecado, com uma tristeza santa, ódio ao pecado e repugnância a si mesma,5 orando por perdão e fortalecimento na graça, com o propósito e o empenho de caminhar diante de Deus de um modo agradável em todas as coisas,6 com o auxílio do Espírito Santo.
4 Zc.12.10: E sobre a casa de Davi. e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; olharão para mim, a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito. e chorarão por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
At.11.18: E, ouvindo eles estas cousas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida.
5 Ez.36.31: Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações.
2Co.7.11: Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que segundo Deus fostes contristados! que defesa, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vindita em tudo deste prova de estardes inocentes neste assunto.
6 Sl.119.6,128: Então não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos.
Por isso tenho por em tudo retos os teus preceitos todos, e aborreço todo caminho de falsidade.

4. Por trazermos conosco “o corpo desta morte”, e as suas inclinações para o mal, o arrependimento deve continuar por toda a vida. Cada pessoa tem o dever de arrepender-se particularmente, de cada pecado seu de que tenha conhecimento.7
7 Lc.19.8: Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma cousa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.
1Tm.1.13,15: ... a mim que noutro tempo era blasfemo e perseguidor e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.
Fiel é a palavra e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

5.Mediante Cristo, no pacto da graça, Deus fez provisão completa para que os crentes sejam preservados na salvação. Assim como não existe pecado tão pequeno que não mereça a condenação eterna,8 não existe pecado tão grande que possa trazer condenação sobre os que se arrependem.9 Isso torna necessária a pregação constante de arrependimento.
8 Rm.6.23: ... porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
9 Is.1.16-18: Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos: cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas. Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.
Is.55.7: Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.

CAPÍTULO 16
BOAS OBRAS
1. Boas obras são somente aquelas que Deus ordenou em sua santa Palavra,1 e não as que os homens inventam, sem o respaldo da Palavra de Deus, movidos por um zelo cego ou por algum pretexto de boas intenções.2
1Mq.6.8: Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?
Hb.13.21: ... vos aperfeiçoe em todo bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.
2Mt.15.9: E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Is.29.13: O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas os eu coração está longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, ...

2. As boas obras, feitas em obediência aos mandamentos de Deus, são os frutos e a evidência de uma fé verdadeira e viva.3 Por meio delas os crentes demonstram a sua gratidão,4 fortalecem sua certeza de salvação,5 edificam seus irmãos, adornam sua profissão do evangelho,6 fazem calar os seus adversários e glorificam a Deus7 – pois somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para as boas obras,8 para que tenhamos o nosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.9
3Tg.2.18-22: Mas alguém dirá: Tu tens fé e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.
Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem, e tremem.
Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?
Não foi por obras que o nosso pai Abraão foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?
Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, ...
4Sl.116.12,13: Que darei eu ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?
Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.
51Jo.2.3,5: Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.
Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: ...
2Pe.1.5-11: ... por isso mesmo, vós, reunindo toda vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento;
com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade;
com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.
Porque estas cousas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
Pois aquele a quem estas cousas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.
Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis e tempo algum.
Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
6Mt.5.16: Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vossa Pai que está nos Céus.
71Tm.6.1: Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra os próprios senhores, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
1Pe.2.15: Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos;
Fp.1.11: ... cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.
8Ef.2.10: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
9Rm.6.22: Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna;

3. A aptidão para as boas obras não advém dos próprios crentes, de modo algum; essa aptidão provém do Espírito de Cristo.10 E, para que os crentes possam desempenhar as boas obras, é necessária uma influência contínua do mesmo Espírito Santo – além das graças já recebidas – para neles realizar tanto o querer como o efetuar, segundo a boa vontade de Deus.11 Isso, porém, não significa que devam tornar-se negligentes, como se não tivessem a obrigação de cumprir um dever senão quando especialmente movidos pelo Espírito Santo. Pelo contrário, os cristãos devem ser diligentes e desenvolver a graça de Deus que neles há.12
10Jo.15.4,5: ... permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira; assim nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
112Co.3.5: ... não que por nós mesmos sejamos capazes de pensar alguma cousa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, ...
Fp.2.13: ... porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
12Fp.2.12: Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;
Hb.6.11,12: Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando até o fim a mesma diligência para a plena certeza da esperança;
para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daquele que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.

4. Mesmo os que conseguem prestar a maior obediência possível nesta vida estão longe de exceder e fazer mais do que o requerido por Deus; e estão muito aquém do dever que lhes cabe cumprir.13
13Jó 9.2,3: Na verdade sei que assim é: porque como pode o homem ser justo para com Deus?
Se quiser contender com ele, nem a uma de mil cousas lhe poderá responder.
Gl.5.17: Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer.
Lc.17.10: Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.

5. Por nossas melhores obras não podemos merecer junto a Deus o perdão do pecado ou a vida eterna, visto ser grande a desproporção entre nossas obras e a glória por vir, e infinita a distância entre nós e Deus. Com nossas obras não podemos fazer benefícios a Deus, e nem satisfazê-Lo pela dívida de nossos pecados anteriores.14 Mesmo se fizermos tudo o que nos seja possível, teremos apenas cumprido com o nosso dever, e ainda seremos servos inúteis.
Se nossas obras são boas é porque procedem do Espírito.15 Contudo, à medida em que são desempenhadas por nós, essas obras vão sendo contaminadas, e mescladas a tanta fraqueza e imperfeição, que não podem suportar a severidade do julgamento divino.16
14Rm.3.20: ... visto que ninguém será justificado diante Dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
Ef.2.8,9: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;
não de obras, para que ninguém se glorie.
Rm.4.6: E assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras:
15Gl.5.22,23: Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei.
16Is.64.6: Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo de imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.
Sl.143.2: Não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não há justo nenhum vivente.

6. Todavia, desde que os crentes, como pessoas, são aceitos por meio de Cristo, as suas obras também são aceitas em Cristo,17 mas isto não significa que nesta vida tais obras sejam totalmente irreprováveis e irrepreensíveis aos olhos de Deus. Antes, significa que, vendo-as em seu Filho, Deus se agrada em aceitar e recompensar aquilo que é sincero, apesar de realizado com muitas fraquezas e imperfeições.18
171Pe.2.5: Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
18Mt.25.21,23: Disse-lhe o Senhor: Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu Senhor.
Disse-lhe o Senhor: Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu Senhor.
Hb.6.10: Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.

7. As boas obras feitas por pessoas não regeneradas – embora por si mesmas possam ser coisas que Deus ordena, e proveitosas, tanto para a pessoa que as faz quanto para outrem19 – não procedem de um coração purificado pela fé;20 e, de acordo com a Palavra, não são feitas de maneira correta,21 nem com a finalidade correta, nem com a finalidade correta, a glória de Deus.22
Portanto, essas obras são pecaminosas e não podem agradar a Deus, nem tornar uma pessoa apta para receber a graça de Deus.23 Contudo, a omissão de tais obras é ainda mais pecaminosa e ofensiva a Deus do que a sua prática.24
192Rs.10.30: Pelo que disse o Senhor a Jeú: Porquanto bem executaste o que é reto perante mim, e fizeste à casa de Acabe segundo tudo quanto era do meu propósito, teus filhos até a Quarta geração se assentarão no trono de Israel.
1Rs.21.27,29: Tendo Acabe ouvido estas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu de pano e saco o seu corpo, e jejuou; dormia em sacos, e andava cabisbaixo.
Não viste que Acabe se humilha perante mim? Porquanto, visto que se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.
20Gn.4.5: ... ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira Caim, e descaiu-lhe o semblante.
Hb.11.4,6: Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
211Co.13.1: Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.
22Mt.6.2,5: Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
23Am.5.21,22: Aborreço, desprezo as vossas festas, e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer.
E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossas animais cevados.
Rm.9.16: Assim, pois, não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
Tt.3.5: ... não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.
24Jó 21.14,15: E são estes os que disseram a Deus: Retira-te de nós! Não desejamos conhecer os teus caminhos.
Que é o Todo-Poderoso, para que o sirvamos? E que nos aproveitará que lhe façamos orações?
Mt.25.41-43: Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;
sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.

CAPÍTULO 17
A PERSEVERANÇA DOS SANTOS
1.Os que Deus aceitou no Amado, aqueles que foram chamados eficazmente e santificados por seu Espírito, e receberam a fé preciosa (que é dos seus eleitos), esses não podem decair totalmente nem definitivamente do estado de graça. Antes, hão de perseverar até o fim e ser eternamente salvos, tendo em vista que os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis, e Ele continuamente gera e nutre neles a fé, o arrependimento, o amor, a alegria, a esperança e todas as graças que conduzem à imortalidade.1 Ainda que muitas tormentas e dilúvios se levantem e se dêem contra eles, jamais poderão desarraigá-los da pedra fundamental em que estão firmados, pela fé.
Não obstante, a visão perceptível da luz e do amor de Deus pode, para eles, cobrir-se de nuvens e ficar obscurecida,2 por algum tempo, por causa da incredulidade e das tentações de Satanás. Mesmo assim, Deus continua sendo o mesmo,3 e eles serão guardados pelo poder de Deus, com toda certeza, até a salvação final, quando entrarão no gozo da possessão que lhes foi comprada; pois eles estão gravadas nas palmas das mãos de seu Senhor, e os seus nomes estão escritos no Livro da Vida, desde toda eternidade.
1Jo.10.28,29: Eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do meu Pai ninguém pode arrebatar.
Fp.1.6: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la, até o dia de Cristo Jesus.
2Tm.2.19: Entretanto o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.
1Jo.2.19: Eles saíram de nosso meio, entretanto não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.
2Sl.89.31,32: ... se violarem os meus preceitos, e não guardarem os meus mandamentos,
então punirei com vara as suas transgressões, e com açoites, a sua iniquidade.
1Co.11.32: Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
3Ml.3.6: Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

2. Esta perseverança não depende de um livre-arbítrio da parte dos santos; mas, sim, decorre da imutabilidade do decreto da eleição,4 fluindo do amor gratuito e inalterável de Deus Pai, sobre a eficácia do mérito e da intercessão de Jesus Cristo; da união com Ele;5 do juramento de Deus;6 da habitação de seu Espírito e da semente de Deus dentro neles;7 da natureza do pacto da graça.8 De tudo isso decorrem também a certeza e a infalibilidade da perseverança dos santos.
4Rm8.30: E aos que predestinou, a esses também chamou, e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Rm.9.11,16: E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus quanto à eleição prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), ...
Assim, pois, não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
5Rm.5.9,10: Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
Jo.14.19: Ainda por um pouco e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.
6Hb.6.17,18: Por isso Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento,
para que, mediante duas cousas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta;
71Jo.3.9: Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.
8Jr.32.40: Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.

3. Levados pela tentação de Satanás e do mundo, pela prevalência da corrupção que ainda permanece dentro deles, ou pela negligência aos meios para a sua própria preservação, os santos podem incorrer em tristes pecados, e continuar em tais pecados, por algum tempo.9
Desse modo, eles caem em desagrado perante Deus e entristecem o seu Santo Espírito;10 vêm-se privados de bênçãos e confortos;11 têm os seus corações endurecidos e ferida a consciência;12 ofendem e escandalizam outras pessoas; e fazem vir sobre si mesmos os juízos de Deus, ainda neste mundo.13
Não obstante, eles renovarão o seu arrependimento, e serão preservados através da fé em Cristo Jesus, até o fim.14
9Mt.26.70,72,74: Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem.
Então começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo.
10Is.64.5,9: Sais ao encontro daquele que com alegria pratica justiça. daqueles que se lembram de ti nos teus caminhos; eis que te iraste, porque pecamos; por muito tempo temos pecado, e havemos de ser salvos?
Não te enfureças tanto, ó Senhor, nem perpetuamente te lembres da nossa iniquidade; olha, pois, nós te pedimos, todos nós somos o teu povo.
Ef.4.30: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
11Sl.51.10,12: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito inabalável.
Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustenta-me com um espírito voluntário.
12Sl.32.3,4: Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.
Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim; o meu vigor se tornou em sequidão de estio.
132Sm.12.14: Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do Senhor, também o filho que te nasceu morrerá.
14Lc.22.32,61,62: Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.
Então, voltando-se o Senhor fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje três vezes me negarás, antes de cantar o galo.
Então Pedro, saindo dali, chorou amargamente.

CAPÍTULO 18
A CERTEZA DA GRAÇA E DA SALVAÇÃO
1Os seguidores professos, e outras pessoas não-regeneradas, em vão podem enganar a si mesmos com falsas esperanças e presunções carnais, supondo gozar do favor de Deus e estar em um estado de salvação, pois essa esperança deles perecerá.1
Porém, os que realmente crêem no Senhor Jesus, e o amam sinceramente, procurando andar perante Ele em toda boa consciência, esses podem estar certos de que estão em um estado de graça nesta vida, e podem regozijar-se na esperança da glória de Deus,2 de cuja esperança jamais se envergonharão.3
1Jó 8.13,14: São assim as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; e a esperança do ímpio perecerá.
A sua firmeza será frustrada, e a sua confiança é teia de aranha.
Mt.7.22,23: Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim , os que praticais a iniquidade.
21Jo.2.3: Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.
1Jo.3.14,18,19,21,24: Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.
Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.
E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração.
Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus;
E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espirito que nos deu.
1Jo.5.13: Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.
3Rm.5.2,5: ... por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.
Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso corações pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

2. Esta certeza não é uma mera persuasão teórica e presumível, baseada em uma esperança que pode falhar. Ela é uma certeza infalível de fé,4 alicerçada no sangue e na retidão de Cristo revelados no evangelho,5 bem como na evidência interior de certas graças do Espírito Santo, as quais recebem promessas de Deus.6 Baseia-se, igualmente, no testemunho do Espírito de adoção, que testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.7 E esta certeza nos guarda, mantendo o nosso coração humilde e santo.8
4Hb.6.11,19: Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando até ao fim a mesma diligência para a plena certeza da esperança;
... a qual temos por âncora da alma, segura e firme, e que penetra além do véu, ...
5Hb.6.17,18: Por isso Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento,
para que, mediante duas cousas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta;
62Pe.1.4,5,10,11: ... pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos das corrupções das paixões que há no mundo,
por isso mesmo, vós, reunindo toda vossa diligência, associai com vossa fé a virtude; com a virtude o conhecimento;
Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.
Pois dessa maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
7Rm.8.15,16: Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
81Jo.3.1-3: Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é.
E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.

3. Esta certeza infalível de salvação não é uma parte essencial da fé cristã, pois um crente pode esperar muito tempo, e lutar contra muitas dificuldades, antes de alcançá-la.9
Contudo, não é necessária uma revelação especial para que o crente possa ter essa certeza. Sendo habilitado pelo Espírito Santo a conhecer as coisas que lhe são dadas gratuitamente, por Deus, o crente pode obtê-la através do uso correto dos meios apontados por Deus.10
Portanto, todo cristão tem o dever de procurar confirmar a sua vocação e eleição, com toda diligência, para que seu coração possa dilatar-se, em paz e alegria no Espírito Santo, em amor e gratidão a Deus, em vigor e ânimo para os deveres de obediência. Tais são os frutos naturais dessa certeza,11 a qual está longe de inclinar os homens para o relaxamento. 12
9IS.50.10: Quem há entre vós que tema ao Senhor, e ouça a voz do seu Servo que andou em trevas sem nenhuma luz, e ainda assim confiou em o nome do Senhor e se firmou sobre o seu Deus?
Sl.88: Ó Senhor, Deus da minha salvação, dia e noite clamo diante de ti.
Chegue à tua presença a minha oração, inclina os teus ouvidos ao meu clamor.
Pois a minha alma está farta de males e a minha vida já se abeira da morte.
Sou contado com os que baixam à cova: sou como um homem sem força,
atirado entre os mortos; como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais já não te lembras: são desamparados de tuas mãos.
Puseste-me na mais profunda cova, nos lugares tenebrosos, nos abismos.
Sobre mim pesa a tua ira; tu me abates com todas as tuas ondas.
Apartaste de mim os meus conhecidos, e me fizeste objeto de abominação para com eles; estou preso e não vejo como sair.
Os meus olhos desfalecem de aflição; dia após dia venho clamando a ti, Senhor, e te levanto as minhas mãos.
Mostrarás, tu, prodígios aos mortos, ou os finados se levantarão para te louvar?
Será referida a tua bondade na sepultura? a tua fidelidade nos abismos?
Acaso nas trevas se manifestam as tuas maravilhas? e a tua justiça na terra do esquecimento?
Mas eu, Senhor, clamo a ti por socorro, e antemanhã já se antecipa diante de ti a minha oração.
Por que rejeitas, Senhor, a minha alma? e ocultas de mim o teu rosto?
Ando aflito e prestes a expirar desde moço; sob o peso dos teus terrores estou desorientado.
Por sobre mim passaram as tuas iras, os teus terrores deram cabo de mim.
Eles me rodeiam como água, de contínuo; a um tempo me circundam.
Para longe de mim afastaste amigo e companheiro: os meus conhecidos são trevas.
Sl.77.1-12: Elevo a Deus a minha voz, e clamo, elevo a Deus a minha voz, para que me atenda.
No dia da minha angústia procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite, e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se.
Lembro-me de Deus e passo a gemer; medito, e me desfalece o espírito.
Não me deixas pregar os olhos: tão perturbado estou, que nem posso falar.
Penso nos dias de outrora, trago à lembrança os anos de passados tempos.
De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta.
Rejeita o Senhor para sempre? Acaso não torna a ser propício?
Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações?
Esqueceu-se Deus de ser benigno? ou, na sua ira, terá ele reprimido as suas misericórdias?
Então disse eu: Isto é a minha aflição: mudou-se a destra do Altíssimo.
Recordo os feitos do Senhor, pois me lembro das tuas maravilhas da antigüidade.
Considero também nas tuas obras todas, e cogito dos teus prodígios.
101Jo.4.13: Nisto reconhecemos que permanecemos nele, e ele em nós, em que nos deu do seu Espírito.
Hb.6.11,12: Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando até o fim a mesma diligência para a plena certeza da esperança;
para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.
11Rm.5.1,2,5: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.
Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso corações pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
Rm.14.17: Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Sl.119.32: Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando me alegrares o coração.
12Rm.6.1,2: Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?
De modo nenhum. Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?
Tt.2.11,12,14: Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
educando-nos para que, regeneradas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente, ...
... o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade, e purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

4. Os crentes verdadeiros podem ter a sua certeza de salvação abalada, diminuída ou interrompida, de diversas maneiras: por negligência na preservação dessa certeza; por caírem em algum pecado específico, que fere a consciência e entristece o Espírito;13 por uma tentação súbita ou veemente;14 por Deus retirar de sobre eles a luz da sua presença, permitindo que mesmo os que O temem caminhem em trevas, que não tenham luz.15 Contudo, eles jamais ficam destituídos da divina semente16 e da vida de fé,17 do amor de Cristo e dos irmãos, da sinceridade de coração e da consciência do dever. É a partir dessas graças, por obra do Espírito, que a certeza da salvação pode ser revificada, no devido tempo;18 e, mediante elas, os crentes são preservados de um total desespero.19
13Sl..51.8,12,14: Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.
Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustenta-me com um espírito voluntário.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça.
14Sl.116.11: Eu disse na minha perturbação: Todo homem é mentiroso.
Sl.77.7,8: Rejeita o Senhor para sempre? Acaso não torna a ser propício?
Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações?
Sl.31.22: Eu disse na minha pressa: Estou excluído da tua presença. Não obstante, ouviste a minha súplice voz, quando clamei por teu socorro.
15Sl.30.7: Tu, Senhor, por teu favor fizeste permanecer forte a minha montanha; apenas voltaste o rosto, fiquei logo conturbado.
161Jo.3.9: Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.
17Lc.22.32: Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.
18Sl.42.5,11: Porque estás abatida, ó minha alma? por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Porque estás abatida, ó minha alma? por que te perturbas dentro em mim? espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
19Lm.3.26-31: Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso em silêncio.
Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.
Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus o pôs sobre ele;
ponha a tua boca no pó; talvez ainda haja esperança.
Dê a face ao que fere; farte-se de afronta.
O Senhor não rejeitará para sempre;

CAPÍTULO 20
O EVANGELHO E A EXTENSÃO DE SUA GRAÇA
1. O pacto das obras foi quebrado pelo pecado e se tornou inútil para conduzir à vida. Mas Deus foi servido prometer Cristo, o descendente de mulher, como o meio de chamar os eleitos e gerar neles fé e o arrependimento.1 Nesta promessa, a essência do evangelho foi revelada, o que tornou-a eficaz para a conversão e salvação de pecadores.2
1Gn.3.15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
2Ap.13.8: ... e adorala-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

2.Esta promessa, referente a Cristo e à salvação através dEle, somente é revelada pela Palavra de Deus.3 As obras da criação ou da providência, bem como a luz da natureza, não fazem mais do que uma apresentação genérica e obscura4 de Cristo e da graça através dEle; muito menos do que o necessário para que os homens destituídos da revelação de Cristo pudessem alcançar fé salvadora ou arrependimento.5
3Rm.1.17: ... visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.
4Rm.10.14,15,17: Como, porém, invocarão aquele em que não creram? e como crerão naquele de quem nada ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
e como pregarão se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam cousas boas!
E, assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo.
5Pv.29.18: Não havendo profecia o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é feliz.
Is.25.7: Destruirá neste monte a coberta que envolve todos os povos, e o véu que está posto sobre todas as nações.
Is.60.2,3: Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a sua glória se vê sobre ti.
As nações se encaminham para a tua luz, e os reis para o resplendor que te nasceu.

3. A revelação do evangelho a pecadores - para nações e indivíduos a quem tem sido feita, muitas vezes e de muitas maneiras, com adição de promessas e preceitos de obediência - é devida unicamente à vontade soberana e ao beneplácito de Deus.6
A revelação do evangelho não está ligada (em virtude de alguma promessa) ao devido bom uso das habilidades humanas à luz da revelação comum, recebida sem o evangelho, porque ninguém jamais conseguiu, nem poderá conseguir tal coisa.7 Consequentemente, em todas as eras, a pregação do evangelho tem sido feita em grande variedade de extensão ou limitação, a indivíduos e a nações, de acordo com o conselho da vontade de Deus.
6Sl.147.20: Não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os seus preceitos. Aleluia!
At.16.7: ... defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.
7Rm.1.18ss: A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detém a verdade pela injustiça,
porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, seno percebidos por meio das cousas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis,
porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.
Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos,
e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança de imagem de homem corruptível, bem como de aves quadrúpedes e répteis.
Por isso Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seus próprios corações, para desonrarem os seus corpos entre si,
pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura, em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém.
Por causa disso os entregou Deus a paixões infames, porque até as suas mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas, por outro contrário à natureza;
semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro.
E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem cousas inconvenientes,
cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores,
caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais,
insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.
Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais cousas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.

4. O evangelho é o único meio externo de revelação de Cristo e da graça salvadora, e, como tal, é abundantemente suficiente para isso. No entanto, para que homens que estão mortos em transgressões possam nascer de novo, ser vivificados ou regenerados, faz-se necessária, também, uma obra efetiva e insuperável do Espírito Santo, em cada parte da alma, para produzir neles uma nova vida espiritual.8 Sem esta obra do Espírito Santo não há outros meios de produzir a conversão a Deus.9
8Sl.110.3: Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo no dia do teu poder: com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens.
1Co.2.14: Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus porque lhe são loucura, e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente.
Ef.1.19,20: ... e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder,
o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, ...
9Jo.6.44: Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
2Co.4.4,6: ... nos quais o deus desse século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Porque Deus que disse: De trevas resplandecerá luz – ele mesmo resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

CAPÍTULO 22
ADORAÇÃO RELIGIOSA E O DIA DO SENHOR
1. A luz da natureza mostra que existe um Deus, que tem senhorio e soberania sobre todos, que é justo, bom, e faz o bem a todos; e que, portanto, deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido, de todo o coração, de toda alma, e com todas as forças.1 Mas a maneira aceitável de se cultuar o Deus verdadeiro é aquela instituída por Ele mesmo,2 e que está bem delimitada por sua própria vontade revelada, para que Deus não seja adorado de acordo com as imaginações e invenções humanas, nem com as sugestões de Satanás, nem por meio de qualquer representação visível ou qualquer outro modo não descrito nas Sagradas Escrituras.3
1Jr.10.7: Quem te não temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isto é a ti devido; porquanto entre todos os sábios da nações, e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti.
Mc.12.33: ... e que amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.
2Dt.12.32: Tudo o que eu te ordeno, observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.
3Êx.20.4-6: Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,
e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

2. A adoração religiosa deve ser dada a Deus - Pai, Filho, Espírito Santo - e somente a Ele:4 não a anjos, santos ou qualquer outra criatura.5 E, desde a queda, não sem um mediador,6 nem por mediação de qualquer outro, senão Cristo, apenas.7
4Mt.4.9,10: ... e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto.
Jo.4.23: Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
Mt.28.19: Ide, portanto, fazei discípulos e todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ...
5Rm.1.25: ... pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura, em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém.
Cl.2.18: Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado sem motivo algum na sua mente carnal, ...
Ap.19.10: Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.
6Jo.14.6: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.
71Tm..2.5: Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, ...

3. A oração com ações de graças é requerida por Deus, de todos os homens,8 por ser parte daquela adoração que é inata a todos os seres humanos. Contudo, para ser aceitável, deve ser feita em nome do Filho,9 com a ajuda do Espírito,10 de acordo com a vontade de Deus;11 com discernimento, reverência, humildade, fervor, fé, amor e perseverança. E, quando em público, em uma língua que seja conhecida.12
8Sl.95.1-7: Vinde, cantemos ao Senhor, com júbilo, celebremos o rochedo da nossa salvação.
Saiamos ao encontro, com ações de graça, vitoriemo-lo com salmos.
Porque o Senhor é o Deus supremo, e o grande rei acima de todos os deuses.
Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem.
Dele é o mar, pois ele o fez; obras de suas mãos os continentes.
Vinde, adoremos e prostremo-nos, ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.
Ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto, e ovelhas de sua mão. Hoje, se ouvirdes a sua voz, ...
Sl.65.2: Ó tu que escutas a oração, a ti virão todos os homens, ...
9Jo.14.13,14: E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
Se me pedirdes alguma cousa em meu nome, eu o farei.
10Rm.8.26: Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza, porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis.
111Jo.5.14: E esta é a confiança que temos para com ele, que, se pedirmos alguma cousa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
121Co.14.16,17: E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? visto que não entende o que dizes,
porque tu de fato dás bem as graças, mas o outro não é edificado.

4. A oração deve rogar por coisas lícitas, e por toda sorte de pessoas, vivas ou que ainda viverão;13 mas não pelos mortos,14 nem por pessoas que se sabe terem cometido o “pecado para morte”.
131Tm.2.1,2: Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens,
em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito.
2Sm.7.29: Sê, pois, agora servido de abençoar a casa do teu servo, a fim de permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor Deus, o disseste; e com a tua bênção será para sempre bendita a casa do teu servo.
142Sm.12.21-23: Disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que ela morreu, tu levantaste e comeste pão.
Respondeu ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o Senhor se compadecerá de mim, e continuará viva a criança?
Porém, agora que é morta, porque jejuaria eu? Poderei eu faze-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
151Jo.5.16: Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue.

5. A leitura das Escrituras;16 a pregação e o ouvir da Palavra de Deus;17 o ensino e a advertência mútua; o louvor, com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão ao Senhor em nossos corações;18 a administração do batismo,19 e a Ceia do Senhor:20 todos são partes da adoração religiosa, que devem ser cumpridas em obediência a Deus, com entendimento, fé, reverência e temor piedoso. Além disso, em ocasiões especiais devem ser usados a humilhação solene, com jejuns,21 e ações de graças, de uma maneira santa e reverente.22
161Tm.4.13: Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.
172Tm.4.2: ... prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina.
Lc.8.18: Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado.
18Cl.3.16: Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão, em vossos corações.
Ef.5.19: ... falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais, ...
19Mt.28.19,20: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;
ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dia até a consumação do século.
201Co.11.26: Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.
21Et.4.16: Vai, ajunta a todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.
Jl.2.12: Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto.
22Êx.15.1-19: Então entoou Moisés, e os filhos de Israel, este cântico ao Senhor, e disseram: Cantarei ao Senhor, porque triunfou gloriosamente: lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.
O Senhor é homem de guerra; Senhor é o seu nome.
Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus capitães afogaram-se no mar vermelho.
Os vagalhões os cobriram; desceram às profundezas como pedra.
A tua destra, ó Senhor, é gloriosa em poder, a tua destra, ó Senhor, despedaça o inimigo.
Na grandeza da tua excelência derribas os que se levantam contra ti; envias o teu furor, que os consome como restolho.
Com o resfolgar das tuas narinas amontoaram-se as águas, as correntes pararam em montão; os vagalhões coalharam-se no coração do mar.
O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; a minha alma se fartará deles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá.
Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu: afundaram-se como chumbo em águas impetuosas.
Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?
Estendeste a tua destra: a terra os tragou.
Com a tua benevolência guiaste o povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.
Os povos o ouviram, eles estremecem: agonias apoderara-se dos habitantes da Filístia.
Ora, os príncipes de Edom se perturbam, dos poderosos de Moabe se apodera temor, esmorecem todos os habitantes de Canaã.
Sobre eles cai espanto e pavor: pela grandeza do teu braço emudecem como pedra; até que passe o teu povo, ó Senhor, até que passe o povo que adquiriste.
Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que aparelhaste, ó Senhor, para a tua habitação no Santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.
O Senhor reinará por todo o sempre.
Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavalarianos, entraram no mar, e o Senhor fez tornar sobre eles as águas do mar; mas os filhos de Israel passaram a pé enxuto pelo meio do mar.
Sl.107: Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre.
Digam-no os remidos do Senhor, os que ele resgatou da mão do inimigo,
e congregou de entre terras, do Oriente e do Ocidente, do Norte e do mar.
Andaram errantes pelo deserto, por ermos caminhos, sem achar cidade em que habitassem.
Famintos e sedentos, desfalecia neles a alma.
Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações.
Conduziu-os pelo caminho direito, para que fossem à cidade em que habitassem.
Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens.
Pois dessedentou a alma sequiosa, e fartou de bens a alma faminta.
Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos de aflição e em ferros,
por se terem rebelado contra a palavra de Deus, e haverem desprezado o conselho do Altíssimo,
de modo que os abateu com trabalhos o coração - caíram, e não houve quem os socorresse.
Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações.
Tirou-os das trevas e das sombras da morte, e lhes despedaçou as cadeias.
Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!
Pois arrombou as portas de bronze e quebrou as trancas de ferro.
Os estultos, por causa do seu caminho de transgressão e por causa das suas iniquidades, serão afligidos.
A sua alma aborreceu toda sorte de comida, e chegaram às portas da morte.
Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações.
Enviou-lhes a sua palavra e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.
Rendam graças ao Senhor por sua bondade, e por sus maravilhas para com os filhos dos homens!
Ofereçam sacrifícios de ações de graça, e proclamem com júbilo as suas obras!
Os que, tomando navios, descem aos mares, os que fazem tráfico da imensidade das águas,
esses vêem as obras do Senhor, e as maravilhas nas profundezas do abismo.
Pois ele falou, e fez levantar o vento tempestuoso, que elevou as ondas do mar.
Subiram até aos céus, desceram até aos abismos; no meio destas angústias, desfalecia-lhes a alma.
Andaram e cambalearam como ébrios, e perderam todo tino.
Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações.
Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram.
Então se alegraram com a bonança; e assim os levou ao desejado porto.
Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!
Exaltem-no também na assembléia do povo, e o glorifiquem no conselho dos anciãos.
Ele converteu rios em desertos, e mananciais em terra seca;
terra frutífera, em deserto salgado, por causa da maldade dos seus habitantes.
Converteu o deserto em lençóis de água, e a terra seca em mananciais.
Estabeleceu aí os famintos, os quais edificaram uma cidade em que habitassem.
Semearam campos e plantaram vinhas, e tiveram fartas colheitas.
Ele os abençoou, de sorte que se multiplicaram muito, e o gado deles não diminuiu,
Mas tornaram a reduzir-se, e foram humilhados pela opressão, pela adversidade e pelo sofrimento.
Lança ele o desprezo sobre os príncipes, e os faz andar errantes, onde não há caminho.
Mas levanta da opressão o necessitado, par um alto retiro, e lhe prospera famílias como rebanhos.
Os retos vêem isso e se alegram, mas o ímpio por toda parte fecha a boca.
Quem é sábio atente para essas cousas, e considere as misericórdias do Senhor.

6. Agora, no evangelho, nem a oração nem qualquer outra parte da adoração religiosa está relacionada a um lugar específico, nem se torna mais aceitável por causa do lugar em que é feita ou para o qual a pessoa esteja voltada. Deus deve ser adorado em todo lugar, em espírito e em verdade;23 na privacidade familiar,24 diariamente;25 e em secreto, cada pessoa individualmente;26 e muito mais solenemente nos cultos públicos, os quais não devem ser intencional ou inconseqüentemente negligenciados ou esquecidos, pois Deus, mediante sua Palavra e providência, nos conclama a prestá-lo.27
23Jo.4.21: Disse-lhe Jesus: Mulher, pode crer-me, que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Ml.1.11: Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar lhe é queimado incenso e trazidas ofertas puras; porque o meu nome é grande entre as nações, diz o Senhor dos Exércitos.
1Tm.2.8: Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.
24At.10.2: ... piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus.
25Mt.6.11: ... o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; ...
Sl.55.17: A tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.
26Mt.6.6: Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
27Hb.10.25: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns, antes, façamos admoestações, e tanto mais quando verdes que o dia se aproxima.
At.2.42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

7. Por instituição divina, é uma lei universal da natureza que uma proporção de tempo seja separada para a adoração a Deus. Por isso, em sua Palavra - através de um mandamento explícito, perpétuo e moral, válido para todos os homens, em todas as eras - Deus determinou que um dia em cada sete lhe seja santificado, 28 como dia de descanso. Desde o começo do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia era o último da semana; e, desde a ressurreição de Cristo, foi mudado para o primeiro dia da semana, que é chamado “Dia do Senhor”.29 A guarda desse dia como sábado cristão deve continuar até o fim do mundo, pois foi abolida a observância do último dia da semana.
28Êx.20.8: Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
291Co.16.1,2: Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia.
No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.
At.20.7: No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir de viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.
Ap.1.10: Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim grande voz, como de trombeta, ...

8 O dia do descanso é santificado ao Senhor quando os homens preparam devidamente os seus corações para esse dia e põe em ordem os seus afazeres corriqueiros, de antemão; quando não apenas obedecem a um descanso consagrado, durante o dia todo, de seus próprios trabalhos, palavras e pensamentos, concernentes a ocupações seculares e recreações,30 mas também ocupam o tempo todo em exercício de adoração a Deus, seja em particular ou em público, e deveres de necessidade e de misericórdia.31
30Is.58.13: Se desviares o teu pé de profanar o sábado, e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia, mas se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs.
Ne.13.15-22: Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam trigo que carregavam sobre jumentos, como também vinho, uvas e figos, e toda sorte de cargas, que traziam a Jerusalém no dias de sábado, e protestei contra eles por venderem mantimentos neste dia.
Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixes e toda sorte de mercadorias, que no sábado vendiam aos filhos de Judá, e em Jerusalém.
Contendi com os nobre de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?
Acaso não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda trazeis ira maior sobre Israel, profanando o sábado.
Dando já sombra as portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que fechassem; e determinei que não abrissem, senão após o sábado; às portas coloquei alguns dos meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.
Então os negociantes e os vendedores de toda sorte de mercadorias pernoitaram fora de Jerusalém, uma ou duas vezes.
Protestei, pois, contra eles, e lhes disse: Porque passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, lançarei mão sobre vós, Daí em diante não tornaram a vir no sábado.
Também mandei aos levitas que se purificassem, e viessem guardar as portas, para santificar o dia de sábado. Também nisto, Deus meu, lembra-te de mim; e perdoa-me segundo a abundância da tua misericórdia.
31Mt.12.1-13: Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome entraram a colher espigas e a comer.
Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado.
Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome?
Como entrou na casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhe era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes?
Ou não lestes na lei que, aos sábados , os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:
Aqui está quem é maior que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não holocausto, não teríeis condenado inocentes.
Porque o filho do homem é senhor do sábado.
Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles.
Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles então. Com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É justo curar no sábado?
Ao que lhe respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali?
Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito fazer bem aos sábados.
Então disse ao homem: Estende a tua mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra.
CAPÍTULO 26
A IGREJA
1. A Igreja universal (ou católica), que com respeito à obra interna do Espírito, e da verdade da graça, pode ser chamada invisível, consiste no número total dos eleitos que já foram, estão sendo, ou ainda serão chamados em Cristo, o Cabeça de todos. A Igreja é a esposa, o corpo e a plenitude daquele que é tudo em todos.1
1Hb.12.23: ... e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, ...
Cl.1.18: Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, ...
Ef.1.10,22,23: ... de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as cousas, tanto as do céu com as da terra;
E pôs todas as coisas debaixo dos seus pés, para ser o cabeça sobre todas as cousas. o deu à igreja,
a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as cousas.
Ef.5.23,27,32: ... porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo salvador do corpo.
... para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito.
Grande é o mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.

2. Todas as pessoas ao redor do mundo, que professam fé no evangelho e obediência a Deus, mediante Cristo, de acordo com o evangelho, e que não destroem o seu testemunho com alguma doutrina fundamentalmente errada ou conversão profana: esses podem ser chamados de os santos,2 de que se compõe a igreja visível; e todas as congregações deviam ser constituídas de pessoas assim.3
2Rm.1.7: A todos os amados de Deus que estais em Roma, chamados para serdes santos: Graça a vós outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
31Co.1.2: ... à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome do Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

3. Mesmo as igrejas mais puras sobre a terra estão sujeitas a erros doutrinários e a comprometimentos.4 Algumas se degeneraram tanto, que deixaram de ser Igrejas de Cristo, e passaram a ser sinagogas de Satanás.5 A despeito disso, porém, Cristo sempre teve e sempre terá um reino neste mundo, até o fim dos tempos. Esse reino é formado dos que nEle crêem e confessam o se nome.6
41Co.5: Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.
E, contudo, andais vós ensoberbecidos, e não chegaste a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou?
Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja,
em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor,
entregue a Satanás para destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor [Jesus].
Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?
Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois de fato sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.
Por isso celebremos a festa. não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia; e, sim, com os asmos da sinceridade e da verdade.
Já em carta vos escrevi que não vos associeis com os impuros:
refiro-me com isto não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras, pois neste caso teríeis de sair do mundo.
Mas agora vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com este tal nem ainda comais.
Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro?
Os de fora, porém, Deus julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.
Ap.2-3: Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas cousas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
Conheço as tuas obras, assim o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achastes mentirosos;
e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te, e volta à prática das primeiras obras; e se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Tens contudo, a teu favor, que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:
Conheço a tua tribulação, a tua pobreza, mas tu és rico, e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus, e não são, sendo antes sinagoga de Satanás.
Não temas as cousas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor, de nenhum modo sofrerá dano da Segunda morte.
Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas cousas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes:
Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antípas, minha testemunha, meu fiel, quando foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Tenho, todavia, contra ti algumas cousas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensina a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem cousas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.
Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doustrina dos nicolaítas.
Portanto, arrepende-te; e se não, venho a ti sem demora, e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.
Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas cousas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao bronze polido:
Conheço as tuas obras, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.
Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mais ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem cousas sacrificadas aos ídolos.
Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.
Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mente e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as cousas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
tão somente conservai o que tendes, até que eu venha.
Ao vencedor, e ao que guarda até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
e com cetro de ferro as regerá, e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Ao anjo da igreja de Sardes escreve: Estas cousas diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas:
Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença de meu Deus.
Lembra-te, pois, de como tens recebido e ouvido, guarda-o, e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.
Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras, e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.
O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Ao anjo da igreja de Filadélfia escreve: Estas cousas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fechará, e que fecha e ninguém abre:
Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás , desses que a si mesmos se declaram judeus, e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostar-se aos teus pés, e conhecer que eu te amei.
Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei na hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.
Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário de meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas cousas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
Assim, porque és morno, e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
pois dizes: estou rico e abastado, e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas.
Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê pois, zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo.
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci, e me sentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
5Ap.18.2: Então exclamou com potente voz dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável.
2Ts.2.11,12: É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira,
a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.
6Mt.16.18: Também eu te digo que teu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Sl.72.17: Subsista para sempre o seu nome, e prospere enquanto resplandecer o sol, nele sejam abençoados todos os homens, e as nações lhe chamem bem-aventurado.
Sl.102.28: Os filhos dos teus servos habitarão seguros, e diante de ti se estabelecerá a sua descendência.
Ap.12.17: Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.

4.O Senhor Jesus Cristo é o Cabeça da Igreja. Por determinação do Pai, de uma maneira suprema e soberana, nEle está investido o poder de chamar, instituir, ordenar e governar a Igreja.7 O papa de Roma não pode, em qualquer sentido, ser o cabeça da Igreja; ele é o anticristo, o homem da iniquidade e filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra Cristo e contra tudo que se chama Deus, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, como se fosse o próprio Deus. O Senhor Jesus o matará com o sopro da sua boca.8
7Cl.1.18: Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, ...
Mt.28.18-20: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;
ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dia até a consumação do século.
Ef.4.11,12: E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo.
82Ts.2.2-9: ... a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o dia do Senhor.
Ninguém, de nenhum modo vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia, e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição.
o qual se opõe e se levanta contra tudo aquilo que se chama Deus, ou objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.
Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas cousas?
E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria.
Com efeito o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;
então será de fato revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca, e o destruirá, pela manifestação da sua vinda.
Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder e sinais e prodígios da mentira,...

5. No exercício desse poder de que está investido, o Senhor Jesus chama a si aqueles que deste mundo lhe foram dados pelo Pai,9 através do ministério da Palavra, e por seu Espírito, a fim de que possam caminhar diante dEle, em todos os caminhos que Ele lhes prescreve na Palavra.10 E manda que as pessoas assim chamadas caminhem juntas, formando sociedades locais, as igrejas, para a edificação mútua e a devida performance do culto público que Ele requer dos seus neste mundo.11
9Jo.10.16: Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor.
Jo.12.32: E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.
10Mt.28.20: ... ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dia até a consumação do século.
11Mt.18.15-20: Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
Se porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra de estabeleça.
E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado no céu.
Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer cousa que porventura pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.
Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.

6. Os membros dessas igrejas são santos por chamamento, manifestando visivelmente e evidenciando a sua obediência ao chamado de Cristo,12 tanto por confessarem a Cristo, como, também, pelo seu modo de vida.
Os chamados consentem voluntariamente em ter comunhão uns com os outros, de acordo com o mandato de Cristo; e, por vontade de Deus, entregam-se uns aos outros e ao Senhor, submetendo-se às ordenanças do evangelho.13
12Rm.1.7: A todos os amados de Deus que estais em Roma, chamados para serdes santos: Graça a vós outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
1Co.1.2: ... à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos que em todo lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
13At.2.41,42: Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase mil pessoas.
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
At.5.13,14: Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração.
E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor, ...
2Co.9.13: ... visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos.

7. De acordo com a mente de Cristo, declarada na Palavra, Deus deu a cada uma dessa igrejas todo poder e autoridade necessários ao desempenho da forma de adoração e de disciplina por Ele instituídas para a observância na igreja, com mandamentos e normas para a aplicação devida e o emprego correto desse poder.14
14Mt.18.17,18: E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado no céu.
1Co.5.4,5: ... em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor,
entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor [Jesus].
1Co.5.13: Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.
2Co.2.6-8: ... basta-lhe a punição pela maioria.
De modo que deveis, pelo contrário, perdoar-lhe e confortá-lo, para que não seja o mesmo consumido por excessiva tristeza.
Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.

8. Uma igreja local, reunida e completamente organizada de acordo com a mente de Cristo, consiste de oficiais e membros. Os oficiais designados por Cristo serão escolhidos e consagrados pela igreja congregada. São eles os anciãos (ou bispos) e os diáconos;15 cabe-lhes especificamente a administração das ordenanças [Batismo e Ceia do Senhor] e o exercício do poder ou do dever com que foram instruídos, ou para o qual foram chamados por Cristo. Este sistema deve ser mantido na igreja, até o fim do mundo.
15At.20.17,28: De Mileto mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.
Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
Fp.1.1: Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos, que vivem em Filipos:

9.O modo designado por Cristo para o chamamento de uma pessoa capacitada e dotada pelo Espírito Santo, ao ofício de bispo ou ancião da igreja, é a escolha pelo consenso da igreja.16 Os bispos serão consagrados solenemente, com jejum, oração, e a imposição de mãos pelos anciãos da igreja17 (caso exista algum). Os diáconos serão escolhidos por igual eleição e consagrados por oração e imposição de mãos.18
16At.14.23: E, promovendo-lhes em cada igreja a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
171Tm.4.14: Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
18At.6.3,5,6: Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; ...
O parecer agradou a toda comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

10. A incumbência dos pastores é atender constantemente à obra de Cristo nas igrejas, no ministério da Palavra e da oração, zelando pelo bem espiritual das almas que lhes foram confiadas, e das quais terão que prestar contas a Cristo.19 As igrejas têm a incumbência de prestar todo o respeito que é devido aos seus ministros; e fazê-los participantes de todas as boas coisas materiais, de acordo com as possibilidades de cada igreja,20 para que os ministros possam viver confortavelmente e não tenham que emaranhar-se em ocupações seculares,21 podendo também exercer hospitalidade para com os outros.22 Isto é requerido pela própria lei da natureza, e pelo mandato expresso de nosso Senhor Jesus, que ordenou “aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho”.23
19At.6.4: e, quanto a nós, nos consagraremos a oração e ao ministério da palavra.
Hb.13.17: Obedecei aos vossos guias, e sede submissos para com eles; pois velam por vossas almas, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.
201Tm.5.17,18: Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que afadigam na palavra e no ensino.
Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o grão. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.
Gl.6.6,7: Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as cousas boas aquele que o instrui.
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que homem semear, isso também ceifará.
212Tm.2.4: Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.
221Tm.3.2: É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; ...
231Co.9.6-14: Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?
Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?
Porventura falo isto como homem, ou não o diz também a lei?
Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que debulha. Acaso é de bois que Deus se preocupa?
Ou é seguramente por nós que ele o diz? Certo que é por nós que está escrito, pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança; o que debulha, faça-o na esperança de receber a parte que lhe é devida.
Se nós vos semeamos as cousas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?
Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida?
Entretanto não usamos desse direito; antes suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo.
Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados, do próprio templo se alimentam; e quem serve ao altar, do altar tira o seu sustento?
Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.

11. Embora a tarefa de serem diligentes na pregação da Palavra seja, por definição de ofício, uma incumbência dos bispos (os pastores) das igrejas, a pregação da Palavra não está confinada exclusivamente a eles. Outras pessoas, que tenham sido dotadas e preparadas pelo Espírito Santo, e que também tenham sido convocadas pela Igreja, podem e devem ocupar-se com a obra da pregação.24
24At.11.19-21: Então os que foram dispersos, por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão, se espalharam até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.
Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene, e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus.
A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor.
1Pe.4.10,11: Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que em todas as cousas seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
12. Todos os crentes têm a obrigação de congregar-se em igrejas locais, no local que lhes seja possível, e quando lhes seja possível. E todos os que são admitidos aos privilégios da comunhão na igreja estão também sujeitos à disciplina e ao governo da igreja,25 segundo a norma de Cristo.
251Ts.5.14: Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos, e sejais longânimos para com todos.
2Ts.3.6,14,15: Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes;
Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado.
Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão.

13. Nenhum membro deve perturbar a ordem ou faltar às reuniões da igreja; e nem deve deixar de receber a ministração das ordenanças [Batismo e Ceia do Senhor] por causa de uma ofensa recebida de qualquer dos membros da igreja, seja qual for a ofensa.
Mesmo que já tenha cumprido com o seu dever em relação àqueles contra quem se sente ofendida, a pessoa deve esperar em Cristo, e deixar que o seu caso seja resolvido pela disciplina da igreja.26
26Mt.18.15-17: Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
Se porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
Ef.4.2,3: ... com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

14. Os membros de cada igreja local devem orar continuamente pelo bem e pela prosperidade de todas as igrejas de Cristo, em todo lugar.27 E devem trabalhar para a expansão da Igreja, em todas as ocasiões, exercendo cada um os seu dons e graças, na sua área de atuação, e de acordo com o seu chamamento. Portanto, as igrejas - quando dispostas pela providência de Deus de uma maneira em que isto seja possível - devem desfrutar da oportunidade e das vantagens de manterem comunhão entre si, a fim de promoverem a paz, o amor, e a edificação mútua.28
27Ef.6.18: ... com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito, e para isso vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos, ...
Sl.122.6: Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam.
283Jo.8-10: Portanto, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade.
Escrevi alguma cousa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida.
Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas cousas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los, e os expulsa da igreja.
Rm.16.1,2: Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia,
para que a recebais no Senhor como convém a santos, e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos, e de mim inclusive.

15. Em caso de dificuldades ou divergências acerca de questões doutrinárias, ou do governo de igreja; se as igrejas em geral, ou se uma igreja está sendo perturbada em sua paz, união e edificação; ou se algum membro ou membros de alguma igreja for atingido por medidas disciplinares que não condizem com a verdade e a norma - nestes casos, segundo a mente de Cristo, muitas igrejas devem reunir-se em comunhão, mediante representantes, para considerar e opinar sobre o assunto de divergência; e o seu parecer deve ser comunicado a todas as igrejas envolvidas.29
Contudo, essa assembléia de representantes não fica investida de poder eclesiástico algum, propriamente dito, nem de qualquer jurisdição sobre as igrejas que a constituem. Ela não pode aplicar disciplina alguma sobre pessoas ou igrejas, e nem pode impor resoluções sobre as igrejas e seus oficiais.30
29At.15.2,4,6,22,23,25: Tendo havido, da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles, resolveram que esses dois e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, com respeito a essa questão.
Tendo eles chegado a Jerusalém, foram recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, e relataram tudo o que Deus fizera com eles.
Então pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo de Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsábas, e Silas, homens notáveis entre os irmãos,
escrevendo por mão deles: Os irmãos, tanto apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia, saudações.
... pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo, ...
302Co.1.24: ... não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vossa alegria, porquanto pela fé já estais firmados.
1Jo.4.1: Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora.

CAPÍTULO 27
A COMUNHÃO DOS SANTOS
1. Todos os santos estão unidos a Jesus Cristo, o Cabeça, pelo Espírito e pela fé, e têm comunhão com Ele em suas graças, sofrimentos, morte, ressurreição e glória,1 muito embora isso não os torne uma só pessoa com Ele.
Estamos unidos uns aos outros no amor, eles têm comunhão nos dons e nas graças de cada um;2 e têm a obrigação de cumprir os deveres públicos ou particulares que, de uma maneira ordeira, conduzam ao bem-estar comum, tanto em questões espirituais quanto materiais.3
11Jo.1.3: ... o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.
Jo.1.16: Porque todos nós temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça.
Fp.3.10: ... para o conhecer e o poder da sua ressurreição e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte, ...
Rm.6.5,6: Porque se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição;
sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;
2Ef.4.15,16: Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo,
de quem todo corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
1Co.12.7: A manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando um fim proveitoso.
1Co.3.21-23: Portanto, ninguém se glorie nos homens, porque tudo é vosso:
seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as cousas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso,
e vós de Cristo, e Cristo de Deus.
31Ts.5.11,14: Consolai-vos, pois, uns aos outros, e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.
Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos, e sejais longânimos para com todos.
Rm.1.12: ... isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos, por intermédio da fé mútua, vossa e minha.
1Jo.3.17,18: Ora, aquele que possuir recursos deste mundo e vir a seu irmão padecer necessidade e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?
Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade
Gl.6.10: Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

2. Os santos, ao fazerem sua profissão de fé, comprometem-se a manter uma santa associação e comunhão para adorar a Deus e prestar outros serviços espirituais, que tendam à sua mútua edificação;4 também têm compromisso de socorrer uns aos outros em coisas materiais, de acordo com as habilidades e as necessidades de cada um.5
Esta comunhão, segundo a norma do evangelho, deve especialmente ser exercida no âmbito familiar6 e nas igrejas;7 mas, conforme Deus ofereça oportunidade para isso, também deve ser estendida a toda a família da fé, a todos os que, em todo lugar, invocam o nome do Senhor Jesus.
Entretanto, a comunhão de uns com os outros, como santos, não destrói nem infringe o direito ou a propriedade de cada pessoa, seus bens e possessões.8
4Hb.10.24,25: Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.
Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns, antes, façamos admoestações, e tanto mais quando verdes que o dia se aproxima.
Hb.3.12,13: Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;
pelo contrário, exortái-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
5At.11.29,30: Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia;
o que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos presbíteros por intermédio de Barnabé e de Saulo.
6Ef.6.4: E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.
71Co.12.14-27: Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo.
Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser.
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde o olfato?
Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.
Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo?
O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.
Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós.
Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos, são necessários,
e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra.
Mas o nossos membros nobres não têm necessidade disso, contudo Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha,
para que não haja divisão no corpo, pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.
De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.
8At.5.4: Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste a homens, mas a Deus.
Ef.4.28: Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.


CAPÍTULO 31
O ESTADO DO HOMEM APÓS A MORTE
A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
1. Após a morte o corpo humano retorna ao pó e vê corrupção.1 A alma, porém, não morre nem dorme, porque possui subsistência imortal, retornando imediatamente para Deus, que a deu.2
As almas dos justos são aperfeiçoadas em santidade e recebidas no paraíso, onde estão com Cristo e contemplam a face de Deus, em luz e glória, aguardando a plena redenção de seus corpos.3 As almas dos ímpios são lançadas no inferno, onde permanecem em tormentos e completa escuridão, guardadas para o juízo do grande dia.4 Além desses dois lugares, a Escritura não reconhece outro lugar para as almas separadas de seus corpos.
1Gn.3.19: No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado: porque tu és pó e ao pó tornarás.
At.13.36: Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.
2Ec.12.7: ... e o pó volte à terra, como o era, e o espirito volte a Deus, que o deu.
3Lc.23.43: Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
2Co.5.1,6,8: Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor.
Entretanto estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor.
Fp.1.23: Ora, de um e outro lado estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
Hb.12.23: ... e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, ...
4Jd.6,7: ... e anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande dia;
como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas que, havendo-se entregue à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.
1Pe.3.19: ... no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, ...
Lc.16.23,24: No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.
Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! e manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

2. No último dia, os santos que estiverem vivos não morrerão, mas serão transformados.5 Todos os mortos serão ressuscitados com os seus mesmos corpos, e não outros;6 porém, esses corpos terão propriedades diferentes das que anteriormente tinham; e serão novamente unidos às respectivas almas, para sempre.7
51Co.15.51,52: Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,
num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
1Ts.4.17: ... depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
6Jó 19.26,27: Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus.
Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.
71Co.15.42,43: Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória.
Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.

3. Os corpos dos injustos serão ressuscitados para a desonra, pelo poder de Cristo. Os corpos dos justos serão ressuscitados para a honra, pelo Espírito, e serão conformados ao corpo de Jesus glorificado.8
8At.24.15: ... tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos.
Jo.5.28,29: Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:
os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Fp.3.21: ... o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as cousas.

CAPÍTULO 32
O JUÍZO FINAL
1. Deus determinou um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de Jesus Cristo.1 A Ele todo poder e todo julgamento foram conferidos pelo Pai.
Nesse dia, não somente os anjos apóstatas serão julgados;2 também as pessoas que viveram sobre a terra, todas comparecerão perante o tribunal de Cristo, e para prestar conta de seus pensamentos, palavras e ações, para receberem segundo o bem ou o mal que tiverem feito por meio do corpo.3
1At.17.31: ... porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Jo.5.22,27: E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento.
E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do homem.
21Co.6.3: Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos, quanto mais as cousas desta vida?
Jd.6: ... e os anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande dia; ...
32Co.5.10: Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
Ec.12.14: Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más.
Mt.12.36: Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens dela darão conta no dia do juízo; ...
Rm.14.10,12: Tu, porém, por que julgas a teu irmão? e tu, porque desprezas o teu? pois todos compareceremos perante tribunal de Deus.
Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
Mt.25.32ss: ... e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda;
então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era forasteiro e me hospedastes;
estava nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; preso e foste ver-me.
Então perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? ou com sede e te demos de beber?
E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? ou nu e te vestimos?
E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?
O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que sempre que o fizeste a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste.
Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos.
Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;
sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.
E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso, e não te assistimos?
Então lhes responderá: Em verdade vos digo que sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
E irão estes para o castigo eterno, porém os justos para a vida eterna.

2. O propósito de Deus, ao estabelecer esse dia, consiste em manifestar a glória de sua misericórdia, na salvação eterna dos eleitos; e a glória de sua justiça, na punição eterna dos réprobos, que são perversos e desobedientes.4 Naquele dia os justos irão para a vida eterna na presença do Senhor e receberão como galardão eterno uma plenitude de alegria e glória. Mas os perversos, que não conhecem a Deus e não obedecem ao evangelho de Jesus Cristo, serão lançados aos tormentos eternos5 e punidos com eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.6
4Rm.9.22,23: Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,
a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, ... ?
5Mt.25.21,34: Disse-lhe o Senhor: Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu Senhor.
... então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
2Tm.4.8: Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
6Mt.25.46: E irão estes para o castigo eterno, porém os justos para a vida eterna.
Mc.9.48: ... onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.
2Ts.1.7-10: ... e a vós outros que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder,
em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.
Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder,
quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho).

3, Cristo deseja que estejamos bem persuadidos de que haverá um dia de juízo, para que os homens se afastem do pecado,7 e para que os justos tenham maior consolação em suas adversidades.8 Ele também deseja que esse dia não seja conhecido dos homens, até que venha, a fim de que eles se despojem de toda confiança carnal e estejam sempre vigilantes, por não saberem a que hora o Senhor virá;9 e que possam sempre estar preparados para dizer “Vem, Senhor Jesus, vem sem demora”.10 Amém.
72Co.5.10,11: Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem e o mal que tiver feito por meio do corpo.
E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos aos homens, e somos cabalmente conhecidos por Deus; e espero que também a vossa consciência nos reconheça.
82Ts.1.5-7: ... sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo:
se de fato é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam,
e a vós outros que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, ...
9Mc.13.35-37: Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã;
para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo.
O que, porém, vos digo, digo a todos: Vigiai!
Lc.12.35-40: Cingidos estejam os vossos corpos e acesas as vossas candeias.
Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier a bater à porta, logo lhe abram.
Bem-aventurados aqueles servos a quem o Senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá.
Quer ele venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar.
Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, [vigiaria e] não deixaria arrobar a sua casa.
Ficai também vós apercebidos, porque, à hora que não cuidais, o Filho do homem virá.
10Ap.22.20: Aquele que dá testemunho destas cousas diz: certamente, venho sem demora. Amém. Vem, Senhor Jesus!